Gestão

Gestão empresarial: 9 conteúdos imperdíveis para ler em 2022

Gestão empresarial

Confira um compilado de artigos sobre gestão empresarial curados pelo G4 Educação para levar sua gestão ao próximo nível neste ano.

A gestão empresarial é um dos assuntos mais importantes para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Tal qual um bom planejamento de rota durante uma viagem permite que se atinja o destino desejado, uma boa gestão possibilita à empresa o crescimento e desenvolvimento almejados.

Por outro lado, quando não se tem uma boa gestão corporativa, a tendência geralmente não é positiva. De acordo com dados do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos – e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

Essa não é uma realidade que se vê apenas no Brasil. O estudo “Failing Concerns: Business Bankruptcy in Canada”, do Statistics Canada (departamento federal do país), mostra que entre as empresas canadenses que fecham suas portas, 71% apontam deficiências na gestão financeira e geral entre as principais causas.

Tais dados deixam claro como a gestão empresarial é um assunto imprescindível e que pode, literalmente, determinar o sucesso da companhia a curto, médio e longo prazo.

Cabe ressaltar que um dos grandes motivos que levam à falta de uma boa gestão corporativa não é a falta de interesse dos gestores, empreendedores e empresários, mas sim o fato de que eles nem sempre sabem por onde começar e o que fazer para que a condução de suas empresas seja a mais saudável possível.

Para ajudá-lo a gerir melhor sua empresa, o G4 Educação separou 9 artigos sobre gestão empresarial que você não pode deixar de ler para que 2022 traga os melhores resultados possíveis, entre temas introdutórios e outros mais avançados, o que lhe equipará para as atividades que virão.

Para acessar os conteúdos, basta clicar no título de cada um deles. Fontes das estatísticas e demais informações podem ser acessadas em cada artigo.

#1 – O que é Gestão 4.0: a nova forma de fazer gestão

Mesa de escritório de madeira, com um laptop, um celular, uma xícara de café, um bloco de notas com algumas anotações e uma caneta sobre ele. Conceito visa ilustrar o que é Gestão 4.0.

O conceito de Gestão 4.0, derivado da transformação digital e da digitalização do mundo, possibilita tomadas de decisão data-driven e a criação de negócios customer centric.

Com mais de 65% da população mundial conectada à internet, aliar dados à tomada de decisões é indispensável para atingir o sucesso na gestão empresarial, ainda pelo fato de que empresas guiadas por dados possuem 3 vezes mais chances de relatar melhorias em relação à inovação, crescimento e vantagem competitiva.

#2 – Gestão libertária: a cultura implementada no G4 Educação, na Singu e na Easy Taxi

Tallis Gomes, CEO e mentor do G4 Educação, um dos maiores praticantes do conceito de Gestão Libertária no Brasil.

Skype, Google, Wikipédia, Singu, Easy Taxi e G4 Educação são empresas cuja semelhança não vai apenas em seu enorme sucesso, mas também em seu modelo de cultura e gestão, baseado no conceito de libertarianismo de Ayn Rand, explicado em seu famoso livro “A Revolta de Atlas”.

Amplamente defendido por Tallis Gomes, Fundador e Mentor do G4 Educação, este modelo descentralizado visa fomentar a criação e o desenvolvimento de um ambiente livre e favorável para o surgimento de novos líderes, o que resulta em colaboradores independentes e que concentram seus esforços na mesma direção.

#3 – O que faz um CEO: 12 atribuições fundamentais para 2022

Luccas Riedo, CEO do G4 Educação, abrindo a Turma 42 do Gestão 4.0 Imersão e Mentoria, demonstrando o que faz um CEO.

O papel do CEO vai muito além de representar a companhia para o mercado, já que sua atuação está diretamente relacionada com a gestão da equipe, dos processos e, consequentemente, do sucesso da empresa. Porém, na prática, nem todos sabem o que este profissional faz.

Conheça 12 atribuições imprescindíveis para um CEO para entender exatamente o que ele faz, além de conhecer a diferença entre CEO e COO e a complementaridade de seus papeis.

#4 – Organização Data-Driven: como potencializar o resultado da equipe de analytics

Organização Data-Driven

O uso de dados influencia apenas em 54% das decisões de marketing. Este número deveria ser muito mais alto, e algo que pode ajudar nesse maior entrosamento é justamente o conceito de organização data-driven, ou seja, direcionadas por dados.

Neste conteúdo repleto de estatísticas, entenda o que fazer para otimizar os resultados de sua equipe de analytics e, assim, ter uma gestão empresarial muito mais inteligente, organizada e previsível.

#5 – OKR: O que é, Metodologia, Exemplos, Conceitos e Livros

O que é OKR

OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave), é uma metodologia de gestão que atua como um protocolo colaborativo de definição de metas para a organização, equipes e indivíduos, ajudando a direcionar os esforços para o que é mais importante.

A lógica deste conceito simples e intuitivo, originado por Andy Grove, já foi usada junto aos fundadores do Google, em 1999, e ainda é seguida por empresas como Amazon, Dell, Disney, Dropbox, GE, LinkedIn, Netflix, Slack, Spotify e Twitter, ajudando-as a entender exatamente onde querem chegar e como farão isso.

O texto explica a metodologia com riqueza de detalhes e exemplos, além de orientá-lo em relação à aplicação em seu próprio negócio.

#6 – Cultura organizacional: o que é, importância e como aplicar

Cultura organizacional

Não é à toa que algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Google, Hubspot e Nubank, atraem tantos olhares entre gestores, colaboradores e clientes. Uma das semelhanças que elas apresentam é uma cultura organizacional forte, sólida e muito bem-definida.

A cultura consiste no jeito de ser da empresa, em como as coisas funcionam dentro dela e em como as pessoas tomam decisões, dos estagiários aos C-Levels, consolidando-se em uma linha de conduta que mostra o que deve ser feito mesmo em situações completamente novas.

Entenda o modus operandi das empresas de sucesso, a importância da cultura organizacional, como defini-la e fortalecê-la em seu negócio e conheça alguns exemplos de cultura, de Lemann, Telles e Sicupira ao Nubank.

#7 – Retenção de talentos: como manter os melhores funcionários em sua empresa em 2022

Retenção de talentos

Contratar os melhores talentos é essencial, mas retê-los em seu negócio é ainda mais importante – e mais barato. Como bem disse Zig Ziglar, autor, palestrante e vendedor, “Você não constrói uma empresa. Você constrói um time, e o time constrói a empresa.”

Conheça os principais motivos que levam os colaboradores a deixarem uma empresa, a importância da retenção de talentos para uma boa gestão empresarial e conheça 10 caminhos para reter os melhores talentos em 2022, além de entender o que a Netflix e a Amazon fizeram para manter seus melhores funcionários.

O texto explica a metodologia com riqueza de detalhes e exemplos, além de orientá-lo em relação à aplicação em seu próprio negócio.

#8 – Análise SWOT: o que é e como fazer?

Análise SWOT

A análise SWOT é um framework com mais de quatro décadas de existência, mas que continua a ser um dos mais conhecidos para a gestão estratégica dos negócios, já que permite refletir, de maneira simples, prática e visual, quais são os aspectos-chave da empresa e o que pode ser melhorado.

Entenda o que é análise SWOT (ou análise FOFA), para que ela serve, como fazer e quais são suas categorias, além de conferir algumas perguntas a serem feitas em cada quadrante da matriz e um exemplo prático para assimilar este conceito.

#9 – O que é benchmarking: definição, exemplos e passo a passo

Benchmarking

Até as maiores empresas do mundo ficam de olho em que os concorrentes estão fazendo, ainda que sejam companhias de menor porte e com menos experiência no mercado. É nisso que consiste o benchmarking (ou avaliação comparativa).

Abílio Diniz, presidente do conselho de administração da BRF e fundador do Grupo Pão de Açúcar, disse que “Na minha vida, eu sempre fui muito mais copiador do que um inventor […]”. De fato, vários negócios de sucesso, como Facebook, Google, Netflix e Ebay, não foram os primeiros em seus segmentos.

Conheça diferentes definições de benchmarking, quais são os seus tipos, porque adotar esta prática em sua empresa e confira um passo a passo prático e aplicável de como fazer benchmarking, além de exemplos de quem já foi muito bem-sucedido com isso, como Jorge Paulo Lemann e Israel Salmen.

Além de agradecer por sua visita, gostaríamos de dizer que este é um conteúdo vivo, que passará por atualizações periódicas conforme novos conteúdos altamente relevantes e informativos sobre gestão empresarial forem lançados. Compartilhe-o com seus amigos, colegas e gestores para ajudá-los em seu dia a dia.

Se você deseja levar sua gestão empresarial ao próximo nível, aprendendo na prática com quem tem muito track record, conheça o Gestão 4.0 Imersão e Mentoria e aprenda a usar as principais estratégias e frameworks de Gestão, Vendas e Growth criados pelas maiores empresas do mundo em seu negócio.

CONHEÇA A IMERSÃO E MENTORIA

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z