Artigos, Gente & Cultura

Tudo sobre Gente & Cultura: 9 artigos que você precisa ler em 2022


Tudo sobre Gente & Cultura: 9 artigos que você precisa ler em 2022

Confira um compilado de artigos com tudo sobre Gente & Cultura curados pelo G4 Educação para levar sua gestão ao próximo nível.

Cultura organizacional, na prática, consiste no jeito que a empresa expressa e propaga seu propósito, como as coisas funcionam dentro dela e como as pessoas tomam decisões, em todos os níveis hierárquicos.

Ao ter uma cultura organizacional bem definida, a companhia terá uma linha de conduta a seguir. Dessa forma, independentemente de os colaboradores terem acabado de se juntar à equipe ou de já terem décadas de estrada, o modus operandi de pensar e executar deve ser o mesmo. É o alinhamento em torno de um propósito em comum.

Profissionais de Gente & Cultura são os responsáveis por criar um ambiente propício para que todos remem na mesma direção e assumam um papel importante dentro dessa engrenagem. É quando você consegue criar uma sincronia perfeita em torno de um objetivo.

De acordo com a Deloitte, 94% dos executivos e 88% dos colaboradores acreditam que uma cultura forte em seu ambiente de trabalho é importante para o sucesso do negócio. Isso não influencia apenas na percepção interna da companhia, mas também em outros aspectos, inclusive financeiros.

Para dar mais forças a essas estatísticas, segundo o livro “Corporate Culture and Performance”, de J. P. Kotter e J. L. Heskett, empresas com culturas que visam melhorar o desempenho dos colaboradores apresentam um crescimento médio nas receitas que supera em mais de quatro vezes o crescimento daquelas que não o fazem.

Números tangíveis, de uma área que mexe com a intangibilidade da gestão estratégica de pessoas. Ainda não está convencido?

O G4 Educação separou 9 artigos sobre Gente & Cultura, que você não pode deixar de ler caso precise entender melhor sobre os conceitos que permeiam uma forte cultura organizacional, entre temas introdutórios e outros mais avançados, para municiá-lo com ferramentas para alcançar seus objetivos.

Para acessar os conteúdos, basta clicar no título de cada um deles. Fontes das estatísticas e demais informações podem ser acessadas em cada artigo.

#1 – Recrutamento e Seleção: 9 insights práticos e acionáveis para o seu negócio

Tudo sobre Gente & Cultura - Recrutamento e Seleção: 9 insights práticos e acionáveis para o seu negócio

Um artigo do Center for American Progress estimou que a perda de um colaborador pode custar à empresa de  1,5 a 2 vezes seu salário, e o valor muda de acordo com o nível estratégico do cargo. Para cargos técnicos, o custo fica em torno de 100-150% do salário. Para níveis mais altos, a rotatividade pode custar 213% do salário.

Ou seja, ao investir tempo nessa fase aumenta as chances de acertar na primeira vez,  diminuir a rotatividade e consequentemente, os custos envolvidos. Embora não exista um passo a passo totalmente perfeito, existem boas práticas que podem te ajudar a encontrar essas pessoas e a potencializar a retenção de talentos. É isso que você descobre ao se aprofundar neste artigo.

#2 – Treinamento corporativo: 10 dicas para aumentar o engajamento em sua companhia por meio dele

Tudo sobre Gente & Cultura - Treinamento corporativo: 10 dicas para aumentar o engajamento em sua companhia por meio dele

Profissionais engajados são responsáveis por elevar a qualidade e a produtividade de um dado produto ou serviço, conduzindo a uma maior satisfação do cliente e gerando um aumento nas vendas – maior lucratividade significa maior retorno aos acionistas e empresários.

Por isso, investir na capacitação de profissionais é um valor crucial para qualquer negócio, pois possibilita que a companhia se destaque no mercado e atinja patamares mais elevados. Contudo, para que o treinamento corporativo efetivamente funcione aumentando o engajamento dos colaboradores é necessário envolvê-los e conscientizá-los sobre a sua importância. Sabe como fazer isso? Confira este artigo!

#3 – Espaço de coworking: como incentivar os funcionários remotos a utilizá-lo?

Tudo sobre Gente & Cultura - Espaço de coworking: como incentivar os funcionários remotos a utilizá-lo?

Um estudo da Universidade de Warwick apontou que o espaço de trabalho possui um impacto considerável para a satisfação e felicidade dos colaboradores, o que por sua vez, afeta diretamente a produtividade.

Uma tendência pós-covid aponta que os funcionários mais satisfeitos e engajados querem mais autonomia para escolherem de onde trabalhar, incluindo espaços de coworking, por exemplo. Por isso, separamos algumas vantagens que impactam diretamente a produtividade, bem-estar e até redução de custos ao utilizar um espaço de coworking. Entenda mais com a leitura deste artigo!

#4 – Case Patagonia: como a marca se tornou referência em cultura organizacional e sustentabilidade

Tudo sobre Gente & Cultura - Case Patagonia: como a marca se tornou referência em cultura organizacional e sustentabilidade

Apesar do sucesso que a levou a ultrapassar US$ 1 bilhão em receita em 2017, o case Patagonia não iniciou suas operações com vestuário. Contudo, suas iniciativas ambientais, sua evolução como marca e sua abordagem sempre focada em criatividade fez com que sua popularidade aumentasse vertiginosamente.

A Patagonia tem sido líder do setor em práticas sustentáveis, ativismo ambiental e defesa da proteção de terras públicas por mais de 45 anos. E esse domínio reflete muito a cultura organizacional e os valores estabelecidos na empresa, tendo como filosofia “construir o melhor produto, sem causar danos desnecessários e utilizar os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”. Quer saber mais? Acesse este artigo!

#5 – Cultura híbrida: O que é, como aplicar em 2022

Tudo sobre Gente & Cultura - Cultura híbrida: O que é, como aplicar em 2022

Um report da Microsoft, chamado Work Trend Index, começa simples e direto: o trabalho híbrido está aqui para ficar. De maneira geral, esse modelo consiste em garantir maior flexibilidade para trabalhar de diferentes lugares/horários. A partir dessa característica geral, algumas empresas podem optar por escolher dias fixos ou manter o funcionário com mais autonomia para decidir. 

Para obter sucesso, as organizações precisam entender o quanto antes o conceito que permeia trabalhar nesse modelo, e como sua construção influencia as atividades, as relações e a cultura da organização. Para obter êxito, algumas boas práticas podem te ajudar a manter o trabalho híbrido consistente, prezando pela qualidade e boa comunicação. Saiba mais com a leitura deste artigo.

#6 – Cultura organizacional do Google

Tudo sobre Gente & Cultura: conheça a cultura organizacional do Google

A pesquisa é uma parte do trabalho do Google. Para que faça sentido, é preciso que gere informações úteis, informações de valor. Afinal, uma das maiores prioridades da empresa é o foco no usuário. Mas como isso se mostra na prática?

A empresa deixa claro os desdobramentos práticos baseados em seu propósito, fazendo referência aos compromissos que focam em melhorar a vida das pessoas, abrindo espaço para assuntos como práticas responsáveis de Inteligência Artificial e maior equilíbrio entre o uso da tecnologia e hábitos mais saudáveis. Ficou interessado na cultura do Google? Confira neste artigo.

#7 – O que é onboarding? Entenda a integração de novos colaboradores

O que é onboarding? Entenda a integração de novos colaboradores

Onboarding refere-se aos processos integrativos nos quais novos colaboradores são inseridos em uma empresa. A ideia é que as premissas de contratação sejam validadas com a apresentação formal da estrutura organizacional da empresa. Suas unidades de negócio, cultura, visão, missão, valores, objetivos e metas. 

Onboarding pode ter o recorte de tempo de um ou alguns dias, ou até mesmo levar meses. É como você consegue inserir seu novo colaborador, de maneira que sua curva de aprendizado seja a mais eficiente e prática possível. Dessa forma, ele pode ser aplicável de diversas maneiras. Quer saber quais? Leia este artigo!

#8 – Employee Experience: o Customer Experience voltado ao seu colaborador

Employee Experience: o Customer Experience voltado ao seu colaborador

Ir além da satisfação do colaborador e levá-lo a viver uma bela experiência, colocando suas necessidades sociais e emocionais no centro do negócio, é uma forma de trazer a tona um novo paradigma que leva a um maior engajamento e senso de pertencimento – o employee experience (EX).

A jornada do colaborador é um processo que leva a um profundo senso de pertencimento e realização do profissional com relação ao seu ambiente de trabalho Esse ciclo faz parte de uma estratégia de Growth para melhorar o engajamento dos colaboradores e aumentar retenção de talentos, através de abordagens atraentes que promovem o alinhamento desses profissionais em toda a sua jornada corporativa. Saiba mais!

#9 – People Skills: quais são as principais habilidades pessoais?

People Skills: quais são as principais habilidades pessoais?

Entre 400 e 800 milhões. Segundo um relatório da McKinsey, esses são os números estimados de pessoas que perderão seus empregos para a automação no mercado de trabalho, estimulada pela inteligência artificial e novas tecnologias. O número é expressivo, e indica que uma nova era de habilidades está se aproximando.

People skills englobam competências pessoais e sociais no ambiente de trabalho. Na prática, refere-se a habilidades comportamentais como oratória, resiliência, comunicação, inteligência emocional e negociação. Habilidades com as quais a automação não poderá substituir. Quer saber quais são elas? Acesse este post e continue sua leitura.

Não pare sua trilha de aprendizado sobre Gente & Cultura por aí!

Além de agradecer por sua visita, gostaríamos de dizer que este é um conteúdo vivo, que passará por atualizações periódicas conforme novos conteúdos altamente relevantes e informativos sobre Gente & Cultura forem lançados. Compartilhe-o com seus amigos, colegas e gestores para ajudá-los em seu dia a dia.

Se você quiser saber tudo sobre Gente & Cultura e desenvolver as principais habilidades que um líder e gestor precisa para levar sua equipe aos maiores resultados, conheça a Imersão em Gestão de Pessoas e Liderança do G4 Educação.

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
New call-to-action