Artigos, Startups

SXSW 2022: O que é e sua importância para a inovação


SXSW 2022

Confira os principais pontos do SXSW 2022, um dos principais eventos de inovação, startups e empreendedorismo a nível global.

Após mais de 2 anos sendo realizado em formato virtual, um dos maiores eventos de tecnologia, música e cinema está de volta para mais uma edição presencial: o SXSW 2022.

Em divergência com os festivais usuais, ele consegue unir desde músicos que viralizam nas paradas do Spotify até CEOs de startups que estão revolucionando seus mercados de atuação por meio dos mais inovadores modelos de negócios vigentes.

Na edição atual, o SXSW abordou temas que estão se consolidando como tendências na inovação. Dentre eles, podemos citar a web 3.0, metaverso, DAO, ESG e até mesmo carros voadores.

O que é o South by Southwest?

SXSW Evento
(Na imagem: Mulher com moletom do SXSW em frente a um prédio com luzes coloridas)
(Créditos: SXSW)

O South by Southwest, popularmente conhecido como SXSW, é um evento anual realizado desde 1987 em Austin, Texas. Como sua principal característica, ele conta com a união de grandes nomes do cinema, música, e mídia como um todo.

Todavia, nos últimos anos, a forte participação de empresas, startups e tecnólogos que tenham foco em tendências emergentes no mundo da tecnologia também passaram a integrar os nomes que participam da convenção.

É também notória a importância do SXSW dentro da cultura pop, principalmente na criação e discussão de novas direções para as inovações tecnológicas globais, inclusive servindo como influência para a criação de outras grandes convenções internacionais de tecnologia e inovação, como o Web Summit.

O que aconteceu na edição do SXSW 2022?

As startups participantes na SXSW Tech possuem algumas das tecnologias mais avançadas de todo o mundo, muitas vezes com suas próprias invenções, patentes e propriedades intelectuais, contribuindo para a alteração do status quo da tecnologia global.

O evento contou com diversos palestrantes e premiações. Dentre uma das mais relevantes, podemos destacar a SXSW Pitch, momento que possibilita um Pitch Deck e no qual houve o incrível número de mais de 570 empresas participantes. 82% delas receberam investimentos, que totalizaram mais de US$ 14,5 bilhões.

Além do SXSW Pitch, houve outras premiações que não podem ser deixadas de lado:

  1. A startup australiana Quicktome venceu o “Innovation Award” na categoria de IA e aprendizado de máquina através de seu mapeamento de redes neurais artificiais.
  2. Ainda no “Innovation Award”, outra empresa australiana, a HERO (Hydrogen Energy Release Optimiser) venceu a categoria relacionada à Nova Economia devido à sua capacidade de converter o hidrogênio em calor industrial contínuo sem combustão.
  3. Dentro do SXSW Pitch, a startup Anthill foi vencedora da categoria de “futuro do trabalho” graças ao desenvolvimento de projetos relacionados à facilitação de meios de comunicação entre funcionários da força de trabalho braçal.

Houve ainda discussões entre grandes nomes do empreendedorismo mundial sob determinados temas. A mais evidente foi a respeito do futuro do metaverso, entre Scott Galloway e Mark Zuckerberg.

SXSW 2022 Inovação
(Na imagem: Pessoa usando um óculos de VR no SXSW 2022)
(Créditos: SXSW 2022)

Nos primeiros dias do evento, Galloway trouxe uma visão diferente, colocando uma visão mais voltada à simplicidade dessa realidade aumentada. Ele identifica o metaverso mais como uma funcionalidade do que um estilo de vida revolucionário, expondo sua opinião em a tecnologia ser mais similar com o filme “Ela” e não “Matrix”.

Em contrapartida, Zuckerberg apontou uma opinião contrária à de Galloway. Ele reconheceu que a Meta não é a precursora do metaverso e que essa realidade será uma ferramenta de trabalho e entretenimento para acessibilidade de relações sociais. O CEO ainda anunciou planos para integração de NFTs na plataforma do Instagram.

O Brasil também não ficou de fora. Mesmo com todos os problemas internos, o país é um importante polo quando se trata de startups, sendo o nono país com maior quantidade de unicórnios em 2021 segundo informações disponíveis no portal Statista.

No evento houve, por exemplo, o fundador e CEO da rede “Gerando Falcões” incentivando Elon Musk a investir em seu projeto de urbanização das favelas brasileiras. Além disso, a Mimo Live Sales, especialista em live commerce, apresentou demonstrações para investidores do varejo.

Não estivemos apenas no segmento tech. O Brasil também teve a participação de Konrad Dantas, criador do canal Kondzilla, com mais de 65,5 milhões de inscritos no YouTube. O Governo de São Paulo também se apresentou no evento com seu programa de internacionalização da economia criativa, o Creative SP.

Com isso, nota-se o impacto global que a SXSW possui não somente no âmbito cultural, mas principalmente no que tange à inovação no mundo da tecnologia. Apesar de em seu princípio ser um evento unicamente cultural, hoje, não se pode mais dizer o mesmo, conforme evidenciado pela notoriedade dos palestrantes atraídos pelo evento.

SXSW 2023
(Na imagem: Divulgação do SXSW 2023, que ocorrerá dos dias 10 a 19 de março)
(Créditos: SXSW)

A própria premiação ofertada pelo evento já salienta não só o estímulo à inovação, mas o próprio destaque angariado pelo evento, o qual consegue se inserir como autoridade no contexto de tecnologia e inovação.

Depois de saber o que aconteceu no SXSW 2022, se você deseja saber como criar uma startup, conheça o Curso Online G4 Startups e tenha acesso a um manual prático que te permitirá criar seu negócio com quem já construiu empresas bilionárias.

New call-to-action

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01
Banner G4