Liderança

A importância da Pausa de Reflexão

É comum um gestor se sentir improdutivo ou exausto, e sem foco no trabalho. O conselho é desvencilhar o mais rápido possível para assim poder liderar melhor a sua empresa ou a sua equipe. Esse é um momento certo de um break para refletir sobre o que é realmente importante no seu negócio. Chamaremos esse break de: Pausa de Reflexão. 

Para muitos líderes, esse princípio e prática são essenciais. É fundamental agendar uma Pausa de Reflexão para poder atingir o seu máximo potencial. 

No livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, Stephen R. Covey chama essa disciplina de “Sharpening the saw” (afiando o machado), já Bill Gates chama de “think weeks” (semanas do pensamento), aqui chamaremos de Pausa de Reflexão

A Pausa de Reflexão é um compromisso agendado regularmente em seu calendário consigo mesmo para trabalhar em seus negócios. Ela vai te permitir esvaziar a sua mente, visualizar o futuro, pensar estrategicamente e se concentrar no que é mais importante. 

Por definição, uma Pausa de Reflexão é o tempo que você programa fora do escritório, fora da rotina diária de administrar o departamento, para pensar e trabalhar no seu negócio, departamento ou em si mesmo.

Recuar para pensar te dará clareza e restaurará sua confiança. Isso é importante porque o curso normal do dia a dia nós negócios o leva cada vez mais fundo nas minúcias do seu trabalho.

A Pausa de Reflexão é essencial para que os líderes voltem a focar no que é importante, no que precisa ser feito e visualize o está impedindo. Sem a atenuação do que é realmente importante, você poderá até estar se movendo com eficiência, porém na direção errada.

“Muitas vezes vivemos nossas vidas com base apenas no que é urgente, e não no que é mais importante. É Perigosamente mais fácil passar anos perseguindo constantemente a próxima coisa urgente e nunca reservar o tempo necessário para fazer o que sabemos que precisa ser feito”.

James Clear, autor do Best Seller Hábitos Atômicos

Se você não tiver um horário regular para trabalhar em seu negócio, você corre o risco de se tornar uma vítima da atividade. Preso em suas rotinas diárias, listas de tarefas e reuniões. Você continuará trabalhando, mas não será capaz de se concentrar em atividades de alto valor, como estratégia, parcerias-chave ou novos produtos, serviços e abordagens.

A Pausa de Reflexão não é um período de férias, nem significa sair totalmente do trabalho. Ela vai envolver um pouco mais do que simplesmente dar uma volta no quarteirão e falar sozinho.

POR QUE FAZER A PAUSA DE REFLEXÃO?

Se não houver reflexão, há grande possibilidade de distração e menos motivação. A vida sem um plano trassado é como flutuar em um veleiro, deixando que os ventos e as correntes nos levem para um rumo incerto. 

Acabamos reagindo às nossas circunstâncias à medida que acontecem, em vez de criarmos de forma proativa a vida ou o negócio que desejamos.

Em contraste, as pessoas que refletem e planejam todas as áreas da vida superam todas as outras em uma base consistente. Isso acontece porque a reflexão acende a motivação e trás insights que você jamais teria se tivesse afogado nas tarefas rotineiras. 

Se definirmos claramente para onde queremos ir e nos cercamos das pessoas e recursos certos para alcançar nossa visão, literalmente desbloqueamos nosso potencial máximo.

Sem clareza e foco, é mais fácil tomar decisões erradas, ou ter grandes ideias e planos que não vão ser realizados. Tudo custa mais e leva mais tempo!

A Pausa de Reflexão nos permite determinar o que é mais essencial em nosso negócio e vida, e dizer “Não” a outras distrações. 

A pausa de reflexão é uma prática sólida e regular que os bons líderes têm em comum. Um exemplo, é o fundador da Microsoft, Bill Gates. O empresário reserva regularmente um tempo para superar as demandas diárias de seu trabalho, escolhendo uma semana, duas vezes ao ano, para fazer exatamente uma coisa: PENSAR.

“Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e provavelmente é a razão pela qual tão poucos se dedicam a ele”.

Henry Ford

A razão pela qual a Pausa de Reflexão é tão eficaz é porque seu subconsciente está constantemente trabalhando, armazenando ideias para quando chegar a hora certa. 

Infelizmente, para a maioria dos líderes, a história é que nunca há tempo e, portanto, as ideias “armazenadas” que os levarão de um bom líder a um ótimo líder nunca serão realizadas.

Todos os grandes líderes têm sua própria rotina e maneira de pensar. Você deve escolher o seu. Veja a seguir um exemplo prático de como colocar em prática a sua Pausa de Reflexão.

COLOCANDO EM PRÁTICA A PAUSA DE REFLEXÃO

O primeiro passo é determinar o horário, local e frequência que você preferir, podendo ser diário, semanal ou mensal. Se você não programar o tempo, isso nunca acontecerá.

Existem duas “regras” para a a Pausa de Reflexão:

1. Nunca faça a Pausa de Reflexão em seu escritório! Escolha o dia, a hora e o local mais adequados para você.

Como afirmou o filósofo Kurt Godel: “Você não pode estar dentro de um sistema complexo e ao mesmo tempo compreender o sistema em que está”.

2. Este não é um momento de recuperar o tempo perdido.

Coloque na sua agenda e o tenha como uma prioridade. No início, você pode se preocupar em quando encontrará tempo. A ironia é que você realmente economizará tempo fazendo a Pausa de Reflexão.

Quando você tem clareza sobre seus objetivos maiores, ganha-se a confiança para simplificar procedimentos e criar eficiências. Você toma decisões melhores quando não está sob estresse.

Use este intervalo programado com sabedoria. Saiba que é um momento para refletir no negócio, ver as coisas com clareza e restaurar sua confiança e motivação. Este não é o momento de enviar e-mails ou terminar suas tarefas. 

Você será desafiado a princípio a realmente pensar. Será um novo grande desafio a ser encarado, afinal, você estará adquirindo um novo hábito.

Depois de se comprometer, é a hora de colocar em prática. 

Aqui está uma lista com sugestões para a execução da sua Pausa de Reflexão: 

  • Nunca faça a sua pausa de reflexão no escritório. No começo, pode-se considerar uma caminhada diária ou uma sessão de Starbuck no sábado de manhã.
  • Não importa se você vai se comprometer com 15 minutos diários ou 1 hora semanal, o mais importante é manter o compromisso com um dia, horário e local regulares.
  • Coloque o compromisso consigo mesmo na sua agenda e alerte os outros para respeitarem o seu tempo.
  • Esteja atento ao trabalhar no negócio. Evite trabalhar na empresa, ou seja, fazer ligações, verificar sua lista de tarefas e outras tarefas de rotina. 
  • Sempre desative as notificações de e-mail e mídia social. Ficar sentado com um bloco de notas em branco pode ser uma das maneiras mais eficazes de registrar seus pensamentos sem as interrupções mentais e as tentações da mídia eletrônica.
  • Se você estiver travado, pergunte-se: “Qual é a coisa mais importante que devo focar nesta semana?” Por exemplo, terminar seu novo site pode ser o mais importante, pois irá gerar novos leads e esclarecer as promessas da marca de sua empresa.
  • Se você tiver ideias que beneficiem a empresa, compartilhe-as posteriormente com sua equipe. Você pode encontrar maneiras de economizar custos, tempo e aborrecimento ou melhorar sistemas e estruturas que são essenciais para impulsionar o sucesso de sua empresa.
  • Incentive todos os membros do time de liderança a fazer Pausas de Reflexão diárias, semanais ou mensais. Peça-lhes que compartilhem suas ideias e criem os próximos passos em suas reuniões semanais.
  • Olhe para o seu calendário agora mesmo e programe seus intervalos de clareza. Como resultado, você terá o benefício de se tornar um líder mais confiante e focado. Na Pausa de Reflexão o foco do destino é moldado!

O QUE NÃO FAZER

  • Não adiar – mantenha seu compromisso com você;
  • Não ter eletrônicos por perto para distrair;
  • Não tentar resolver tudo em somente um intervalo de clareza;

Para ajudá-lo a começar, listamos algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo durante um intervalo de clareza:

  • A visão e o plano para o departamento de negócios estão no caminho certo?
  • Qual é o objetivo principal?
  • Estou me concentrando nas coisas mais importantes?
  • Tenho as pessoas certas nos lugares certos para crescer?
  • Qual é a única “mudança de pessoas” que devo fazer neste trimestre?
  • Quão importante é a minha posição?
  • Se eu perder um colaborador essencial, tenho alguém pronto para ocupar o lugar?
  • Meus processos estão fluindo perfeitamente?
  • O que parece excessivamente complicado e deve ser simplificado?
  • Eu entendo o que meus subordinados diretos realmente amam fazer e são ótimos em fazer?
  • Estou aproveitando seus pontos fortes?
  • O que posso delegar a outras pessoas para usar meu tempo de maneira mais eficaz?
  • O que podemos fazer para ser mais proativos do que reativos?
  • Como melhorar a comunicação do meu time?
  • Qual é a minha principal prioridade esta semana? Este mês?

Suas  Pausas de Reflexão não devem conter apenas uma reflexão sobre o que está diretamente à sua frente, mas também como planejar para os próximos meses.

Os insights que surgem nem sempre estão relacionados aos negócios. Os frutos dessas pausas podem resultar na criação de contornos para livros, na compreensão de que um casamento não está sendo cuidado da maneira que deveria, no compromisso de buscar uma atividade artística ou em um novo regime de exercícios. 

Esses insights não são algo que você precise “desejar” para a existência, apenas algo que você precisa “permitir” e agir para que eles possam acontecer.

As Pausas de Reflexão regulares irão ajudá-lo a ‘descongelar’ e encontrar a energia e o foco necessários para intensificar e fazer o que precisa ser feito.

Depois de fazer sua primeira Pausa de Reflexão e ver os benefícios, você perceberá a importância e começará a agendá-las regularmente. 

Se você deseja conhecer mais ferramentas e técnicas de liderança para poder acelerar o seu crescimento como líder e gestor do seu negócio por meio de conceitos modernos, aplicáveis e validados por alguns dos maiores empreendedores do país, conheça o curso de Liderança do G4 Educação e explore novas possibilidades para o seu negócio.

APRENDA TUDO SOBRE LIDERANÇA