Artigos, Gestão

5W2H: o que é e como criar um plano de ação utilizando-a


5W2H

Plano de ação 5W2H ajuda a tomar decisões de maneira prática e muito mais fundamentada, o que resulta em uma execução assertiva e com menor chance de erros e surpresas.

Em um primeiro momento, pode ser que você não saiba o que é 5W2H. Afinal, esta é uma sigla que parece denotar um conceito complicado e de difícil aplicação, mas a boa notícia é que a realidade é justamente o contrário.

Quer você já tenha se deparado com este termo ou não, é bem provável que, como empreendedor, empresário, gestor ou colaborador, já tenha tomado decisões com base neste modelo para a solução de algum problema ou necessidade, ao menos parcialmente, mesmo sem saber.

Aplicar a ferramenta 5W2H é simples e pode colocar sua empresa em outro patamar em termos de gestão estratégica, seja para decisões complexas, como elaborar o novo código de cultura da companhia, ou para situações mais simples, como adquirir uma nova ferramenta para a equipe.

O que é 5W2H?

O 5W2H é uma ferramenta utilizada para entender melhor um problema ou oportunidade de melhoria por diferentes perspectivas, transformando um palpite ou possibilidade em algo mais palpável e aplicável.

Ela consiste em 7 perguntas que permitem entender melhor sobre o problema ou oportunidade referidos, o que ajuda a traçar um caminho mais assertivo e organizado a respeito do que fazer para atender cada objetivo.

Ferramenta 5W2H

Quem criou a ferramenta 5W2H?

Embora seja uma ferramenta bastante relevante até os dias de hoje, sua origem data de algo em torno de 384 a.C. a 322 d.C., da “Ética a Nicômaco”, principal obra de Aristóteles sobre a Ética. Neste contexto, a ferramenta é conhecida como “elementos da circunstância”, “sete circunstâncias” ou “Septem Circumstantiae”.

Em latim, as perguntas eram as seguintes, com o respectivo significado:

  • quis (quem)
  • quid (o que)
  • quando (quando)
  • ubi (onde)
  • cur (por que)
  • quem da modum (como)
  • quibus adminiculis (por que meios)

Mesmo depois de mais de dois milênios e de algumas adaptações, o 5W2H ainda é um modelo e tanto para ajudar a transformar problemas e oportunidades de melhoria em algo muito mais simples, intuitivo e direcionado.

Como fazer um plano de ação 5W2H?

De maneira simples e direta, um plano de ação 5W2H deve ser feito respondendo às seguintes perguntas:

What? (O que?)

É aqui que se saberá o que é o problema. O ideal é ter uma descrição curta e direta, com o propósito do projeto e/ou a meta de melhoria proposta.

Esta resposta está relacionada ao escopo do projeto e às tarefas específicas de cada membro da equipe. Vale dividir uma linha da planilha 5W2H para cada membro, de modo que eles saibam exatamente o que devem fazer.

Why? (Por que?)

Neste estágio, deve-se definir porque é importante resolver o problema ou atingir o objetivo. Vale discutir quais aspectos financeiros e qualitativos merecem ser perseguidos com a resolução do problema e/ou a conquista do objetivo.

Ao explicar os porquês, a aceitação da equipe tende a ser muito maior, além de deixar o direcionamento mais claro e evitar desalinhamentos.

When? (Quando?)

A informação aqui está ligada ao tempo, ou seja, desde quando o problema acontece e qual é o prazo final para solução, bem como as datas de entrega e eventuais reuniões ou encontros para conseguir atingir o proposto.

Se achar melhor, você pode quebrar o prazo final em atividades menores, com cada uma ocupando uma linha do plano de ação 5W2H. Assim, evita-se sobrecarga, além de poder aumentar o engajamento pelo fato de que as etapas são mais facilmente atingíveis e progressivas.

Where? (Onde?)

Neste espaço, deve-se definir onde o problema está inserido, o que pode ser respondido com um setor que está sendo impactado ou mesmo por um equipamento que precise de manutenção.

No caso de um projeto que envolve vários departamentos ou mesmo empresas diferentes, é fundamental definir onde ocorrerão as reuniões.

Who? (Quem?)

Aqui, é preciso informar quem será responsável por solucionar o problema ou oportunidade de melhoria, como a equipe que será designada com aquela missão ou quais são os parceiros internos ou externos que estão sendo afetados pelo que foi citado.

Há casos em que mais de uma pessoa trabalhará na mesma tarefa. Quando isso acontecer, é importante sinalizar com bastante clareza para prevenir que elas façam exatamente a mesma coisa e, por outro lado, trabalhem de maneira colaborativa.

How? (Como?)

Nesta etapa, é necessário definir como o problema ou oportunidade de melhoria serão resolvidos ou executados, ou seja, quais são as etapas, atividades e variáveis relevantes que podem afetá-la. A resposta pode tanto ser escrita quanto na forma de um fluxograma, por exemplo.

Quanto maior for a clareza aqui, menor será a chance de que algo corra fora do planejado.

How much? (Quanto?)

Por fim, é chegada a hora de definir as quantidades e/ou os custos, ou seja, quanto este problema já gerou de despesas para a área envolvida e/ou para toda a companhia. Outra possível resposta é o valor necessário para conseguir atingir o objetivo proposto.

De fato, o mais importante no modelo 5W2H não é responder às perguntas com uma ordem predefinida, mas sim ter todas as respostas em mãos (ou o máximo possível), o que ajuda a olhar para a situação de uma maneira muito mais abrangente e focada para o resultado.

Como usar o plano de ação 5W2H corretamente?

Para usar corretamente o método 5W2H, antes de começar a preencher a planilha, os gestores precisam indicar, por meio do planejamento estratégico, respostas previamente elaboradas para problemas que desejam resolver.

Se for preciso, eles podem falar com outros colaboradores direta ou indiretamente envolvidos na equipe de trabalho, por meio de atividades como brainstorming, por exemplo.

Porém, é importante ter alguns pontos em mente para otimizar todo o processo, como os seguintes:

  • Tente manter-se focado na causa dos problemas, não nos efeitos que eles causaram. Tente criar soluções definitivas ao invés de paliativas.
  • As soluções implementadas pelo método 5W2H devem ser as mais objetivas possíveis. Assim, evitam-se efeitos colaterais que podem demandar outras ações para corrigi-los.
  • Nunca pare na primeira ideia: proponha diferentes abordagens para diferentes situações analisadas. Isso aumentará o leque de opções e, por consequência, permitirá encontrar uma solução ainda mais assertiva. Benchmarkings são boas ideias para se inspirar com o que funciona em outros negócios.

Exemplo de 5W2H

Mesmo depois de entender a importância dessas perguntas para a gestão estratégica e o que deve ser respondido em cada campo, pode ser que você ainda tenha dúvidas em relação a como preencher o modelo para chegar às respostas que procura.

Ao analisar os próximos exemplos de 5W2H, ficará muito mais fácil entender como responder a cada problema ou oportunidade de melhoria e, assim, aplicar o mesmo conceito à sua empresa.

Para facilitar, trouxemos um exemplo de problema e outro de oportunidade de melhoria.

Exemplo de 5W2H para solução de problemas

Neste primeiro exemplo, uma empresa deseja investir em um novo sistema de CRM.

What? (O que?)Why? (Por que?)When? (Quando?)Where? (Onde?)Who? (Quem?)How? (Como?)How much? (Quanto?)
Investir em um novo CRMEvitar informações perdidas entre os departamentos01/04/2022Ramal de Santa Catarina e filial de São PauloEquipe de TIImplementação de um novo sistemaR$ 50 mil

Logo, ao invés de ter apenas a informação do novo CRM, a ferramenta 5W2H ajudou a tornar a aplicação muito mais simples e prática, já mostrando quais são os próximos passos.

Exemplo de 5W2H para oportunidades de melhoria

Já neste exemplo, a companhia deseja começar a fazer reuniões 1:1 com sua equipe.

What? (O que?)Why? (Por que?)When? (Quando?)Where? (Onde?)Who? (Quem?)How? (Como?)How much? (Quanto?)
Fazer reunião 1:1 no início de todos os diasMelhorar o alinhamento das próximas atividades15/01/2022Ramal e todas as filiais do BrasilGestor de cada áreaReunião presencial ou, se houver alguém remoto, por videoconferênciaGrátis

Da mesma forma, o direcionamento está muito mais claro, o que traz maior riqueza de informações para ajudar na tomada de decisão.

Planilha 5W2H para baixar

Depois de entender como funciona a ferramenta, é chegada a hora de preencher sua planilha 5W2H para implementar o que aprendeu e melhorar a gestão estratégica dos processos de sua empresa.

Para não precisar criar do zero, a equipe do G4 Educação criou uma planilha 5W2H para baixar gratuitamente, com todo o passo a passo necessário para conseguir implementar este método em seu negócio sem maiores dificuldades, inclusive com exemplos preenchidos para facilitar a compreensão.



FAQ 5W2H – Dúvidas Frequentes

O que significa 5W2H?

5W2H é uma ferramenta de planejamento que ajuda a garantir que todos os aspectos necessários de um projeto sejam considerados. 5W2H significa “What (O que), Why (Por que), When (Quando), Where (Onde), Who (Quem), How Much (Quanto custa) e How (Como)”. Aprenda a usar agora

Como funciona o 5W2H?

O 5W2H funciona identificando as seguintes questões: o que precisa ser feito (What), por quê (Why), onde (Where), quando (When), quem (Who), como (How) e quais os resultados esperados (Result). Entenda na prática como funcionam os 5 porquês.

5W2H: O que são os 5 porquês?

O 5 porquês é uma técnica usada para identificar as causas raízes de um problema. É um método de análise usado para encontrar a causa raiz de um problema, através da repetição da pergunta “por quê?”. O objetivo é ir além das causas imediatas e chegar às causas raízes do problema.

Por que devo usar o 5W2H?

O 5W2H é uma ferramenta de planejamento útil porque ajuda a garantir que todos os aspectos necessários de uma ação sejam considerados e analisados. Ele também pode ajudar a priorizar as ações, o que pode ser especialmente útil em situações em que há muitas ações que precisam ser tomadas.

Quais são as vantagens do 5W2H?

As vantagens do 5W2H incluem a sua simplicidade e a sua eficácia na identificação das necessidades de uma ação. Ele também pode ajudar a garantir que as ações sejam realizadas de forma eficaz e que os resultados esperados sejam alcançados.

Quais são as desvantagens do 5W2H?

Uma das principais desvantagens do 5W2H é que ele pode ser um pouco demorado de se usar, especialmente se for necessário considerar muitos aspectos de uma ação. Além disso, ele pode não ser tão útil em situações em que há poucas ações que precisam ser tomadas.

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01
Banner G4