Artigos, Gestão

Método OKR: como implementar e acompanhar [Passo a passo]


Reunião de profissionais em um escritório, com uma grande mesa no meio e cada um sentado em uma cadeira de escritório, simbolizando uma reunião de acompanhamento de OKR.

A implementação do método OKR permite que a empresa tenha outro nível de maturidade e consciência no acompanhamento de seus objetivos.

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) teve e tem papel fundamental dentro de grandes empresas, como Google, Intel e Intuit, como mostrado na obra “Avalie o Que Importa”, de John Doerr, referência em OKRs. Porém, ele pode muito bem ser aplicado também em empresas de diferentes segmentos, bem como em startups.

Inicialmente, pode parecer que a implementação e acompanhamento da ferramenta não seja tão simples. Foi justamente para suprir esta demanda que o G4 Educação preparou o seguinte conteúdo, com um guia prático para que gestores e líderes possam utilizá-la, assim como o fazem Spotify, Twitter, Airbnb e afins.

Eu gostaria de ter lido este livro 19 anos atrás, quando fundamos o Google, ou até mesmo antes disso, quando eu estava apenas me gerenciando! Embora odeie processos, boas ideias com ótima execução são os elementos para a mágica acontecer. É aí que entram os OKRs.

Larry Page, co-fundador do Google, em “Avalie o que Importa”

Para entender mais acerca do conceito e histórico deste framework que visa a definição estruturada de metas usadas por indivíduos, equipes e organizações para definição de mensuráveis e acompanhamento de resultados, vale ler nosso artigo: OKR: O que é, metodologia, exemplos, conceitos e livros.

Apenas para contextualizarmos, dentro do conceito desta metodologia, os “objectives” (objetivos) se equivalem ao resultado a ser alcançado, descrito de forma qualitativa. Os “key results” (resultados-chave), por sua vez, são a combinação de um indicador, um valor base e um valor alvo.

O OKR, logo, é o conjunto deste objetivo e seus “N” resultados-chave.

Por definição, para que o OKR seja definida de modo correto, os “key results” devem ajudar a provar se o objetivo foi realizado, ou seja, o OKR é um objetivo a ser atingido e os resultados-chave são os indicadores e valores alvo que, se alcançados, farão com que o OKR seja cumprido.

Desta maneira, para que este framework seja definido de forma efetiva, as empresas adotam o ciclo de gestão trimestral, organizado em três fases que representam os três meses que compõem o período e que estão destrinchados no nosso artigo que aborda os ciclos de OKR de forma independente. São elas:

  1. Planejamento da OKR.
  2. Monitoramento da OKR.
  3. Fechamento da OKR.

1. Como definir OKRs?

Para planejar o método OKR de modo efetivo, vale analisar os projetos e planos de ação a serem definidos com base na estratégia e momento da empresa.

Nesta etapa, a liderança sênior da organização se reúne para revisar sua missão, visão e estratégia e para definir as OKRs mais importantes que guiam os caminhos da empresa.

Elas começam de cima para baixo, quando são definidas pelas pessoas de cargos mais altos da organização, e após isso, são repassadas de modo que todos da empresa estejam alinhados com os objetivos da empresa. 

A partir das OKRs mais importantes da organização, são definidas as OKRs e projetos prioritários das BUs (Business Units, ou unidades de negócio).

Existe uma maneira prática e fácil de se aplicar isso, observe a frase abaixo:

Frase de OKR, que diz o seguinte: "Nós vamos __objetivo__ e vamos saber se fomos bem-sucedidos se atingirmos __key results__".

Esta frase pode auxiliar no momento da definição do OKR, organizando os resultados-chave de acordo com a busca pelo objetivo central do trimestre.

Suponhamos a seguinte situação:

  • Objetivo (O): aumentar a rentabilidade da empresa
  • Resultados-chave (KR):
    • Aumentar o lucro líquido da empresa de R$ 50 milhões para R$ 60 milhões;
    • Aumentar a margem de lucro líquido de 10% para 12%;
    • Reduzir os custos com fornecedores em 15%.

2. Como acompanhar OKRs?

Durante a fase de monitoramento, as pessoas e equipes trabalham em prol de seus OKRs e fazem reuniões de acompanhamento sobre o andamento dos objetivos e dos esforços, que podem ser projetos ou planos de ação.

Um OKR deve ser a prova de realização de um objetivo, devendo portanto, ser construído de tal maneira que, se todos os key results foram alcançados, você deve se sentir seguro de que o objetivo foi alcançado.

A partir disso, a organização deve acompanhar seus resultados-chave, sendo uma fase onde recorrentemente empresas realizam correções de rota caso algo não ande conforme o esperado. 

Essa fase possui duas etapas centrais:

2.1 – Executar o check-in do OKR 

Este é o processo em que cada pessoa responsável pelo OKR o atualiza de acordo com 3 eixos de check-in: execução, resultado e perspectiva.

  • Na fase de execução, ocorre a atualização do que foi ou não executado do plano de ação definido no início do ciclo.
  • Após isso, faz-se necessário mensurar a atualização dos resultados que vêm sendo atingidos e analisar se eles estão próximos de serem atingidos.
  • O último check-in é a análise de perspectiva, onde deve ser analisado se o OKR será atingido no prazo estipulado ou não.

2.2 – Realização das reuniões de monitoramento

Além de serem rituais importantes dentro da cultura organizacional, as reuniões de monitoramento são o pilar da gestão do método OKRs, onde os participantes discutem acerca dos OKRs que não estão com bom desempenho e traçam planos de ação para reverter o cenário.

Nisso, recomenda-se o seguinte:

  • Duas reuniões de check-in;
  • Duas reuniões de monitoramento trimestral;
  • Uma última reunião de monitoramento para o fechamento do ciclo.

3. Como fechar o OKR?

O fechamento do ciclo é a combinação entre o último check-in e reunião de monitoramento e o início do próximo planejamento, caracterizando-se portanto como o fechamento de um ciclo e início do novo ciclo trimestral.

Aqui também se começa a discutir se os OKRs e projetos foram bem sucedidos ou não, além da consolidação dos aprendizados do trimestre, e se haverá continuação de algum deles para o próximo período, o que depende da estratégia e do momento do negócio.

Leia Também: G4 Books: Avalie o que importa [Principais Conceitos]

Método OKR: Um modelo valioso de definição e acompanhamento de objetivos.

Os OKRs são uma ferramenta essencial para que organizações consigam mensurar seus resultados e alcançar seus objetivos, e ter uma definição clara deles fará com que todos tenham a visão do que realmente é importante.

Com isso, ter uma estratégia de definição, aplicação e fechamento deste framework dentro da sua empresa pode ser crucial para que a companhia consiga crescer de modo rápido, organizado e claro, o que faz com que todas as equipes saibam para onde devem caminhar, quais projetos executar e o que não devem fazer.

Se você deseja aprender mais sobre o método OKR, criando objetivos para a sua companhia assim como Google, Spotify, Twitter e várias outras empresas fazem, conheça o Curso Online de OKR do G4 Educação e aprenda a criar objetivos que levarão o seu negócio a outro nível.

New call-to-action

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01