Tudo sobre Vendas

G4 Cases: como a 123 Comprou! quadruplicou seu faturamento

Sobre a 1 2 3 Comprou

Fernando Garcia, CEO da 12 3 Comprou!
Fernando Garcia, CEO da 123 Comprou! 

A 123 Comprou! foi fundada por André Luis e seu atual CEO, Fernando Garcia, e entrou para o mercado há 6 anos comercializando iluminação LED. Após um processo de validação de muito sucesso, decidiram expandir e passaram a vender outras categorias de produtos. Deu certo.

A empresa cresceu de forma orgânica e o número de fornecedores e de colaboradores aumentou significativamente em pouco tempo. “Quando percebemos estávamos ocupando um prédio comercial inteiro”, conta Fernando.

Hoje, a 123 Comprou! é uma empresa de e-commerce especializada em iluminação, casa e decoração, eletrônicos, informática, automotivo, entre outros. Ou seja,, A empresa cresceu exponencialmente em menos de um ano e se tornou multi departamentos. 

Com a expansão, naturalmente, surgiram as dores do crescimento e diversos desafios.  Fernando constatou que o time estava inchado, sem alinhamento com os propósitos da Companhia e sem processos bem definidos.

“Havia pouco engajamento. Nós estávamos contratando pessoas que executavam e não pessoas que traziam soluções criativas”, pontuou.

Quais eram os desafios? 

No quinto ano de existência, a 123 Comprou! enfrentava um período de recessão. O faturamento que, até então, era 100% proveniente de um único canal (um marketplace de vendas online), que enfrentou uma queda brusca.

Este único canal de vendas passou por grandes mudanças, como a alteração nos indicadores de reputação, o que fez com que  a empresa acabasse perdendo engajamento e vendas. Os reflexos foram:

  • Queda de 90% nas vendas em 4 meses
  • Problemas com recrutamento e gestão de time
  • Falta de processos sólidos para contratação 
  • Falha em processos internos

Apesar da baixa impactante, Fernando Garcia manteve o foco em identificar as falhas para corrigi-las. Ele sabia que a empresa tinha bons produtos e fornecedores. Ou seja, o problema era organizacional.

“Eu precisava lapidar esse diamante e fazer o negócio crescer novamente”.

Em um primeiro momento, a ação foi contratar consultores em diversas áreas, como e-commerce e Recursos Humanos. Apesar de terem ajudado bastante, as consultorias não foram suficientes. 

E então, a nova constatação:

“Precisávamos de informações que ninguém no mercado conseguia fornecer. Procuramos a Imersão e Mentoria do G4 Educação”. 

Como as metodologias do G4 Educação ajudaram a 123 Comprou?

Para Fernando, o conteúdo que mais chamou atenção e que estava alinhado com as necessidades da empresa foi sobre gestão e formação de times, com o mentor Tallis Gomes. “O conteúdo sobre Gestão de pessoas mudou minha vida”, reiterou. 

Além disso, Fernando reforçou que teve vários insights durante a aula do Alfredo Soares e do  Bruno Nardon e que, a partir disso, pôde aprimorar diversos processos na 123 Comprou. Foram aplicados:

Mudanças no processo de recrutamento 

  • Novos processos de gestão de pessoas
  • Líderes alinhados com os propósitos 
  • Colaboradores focados em crescimento constante
  • Melhorias no processo de vendas e consolidação de novos canais 

Fernando contou que a melhoria contínua é a busca constante de todo o time. “Todos os líderes estão alinhados a isso e pensando em crescimento constante. Está no planejamento aplicar mais para frente, as técnicas de Growth ensinadas pelo Bruno Nardon”. 

Os resultados

Após participar da Imersão e Mentoria da G4 Educação, os resultados da 123 Comprou foram impressionantes:

  • Aumento de 400% no faturamento em 10 meses após o G4
  • O time da empresa dobrou de tamanho
  • Colaboradores engajados
  • Líderes alinhados com os propósitos e levando resultados

Por que o G4 Educação?

“O G4 entrega o que é preciso, sem mais delongas”.

Para Fernando, o principal motivo que o fez escolher o G4 e não outras capacitações foi a entrega comprometida com resultados. Segundo ele, gerir o negócio de forma totalmente diferente é a consequência de participar da Imersão.

“O G4 nos dá o caminho certo. Entrega o caminho. Em outros cursos, os caras dão teorias e fontes no G4, não. O G4 nos fornece fatos”, reforçou Fernando.

“Eu tinha certeza que essa Imersão mudaria nossas vidas. E realmente mudou!”

Quer transformar a realidade da sua empresa? Clique aqui e participe do G4 Educação: Imersão e Mentoria.