Artigos, Conteúdos em Destaque

12 filmes para empreendedores para assistir em 2022


Mão com controle escolhendo algo para assistir

Muitos empreendedores podem se sentir desmotivados e estressados no dia a dia. Embora muitos livros possam ser usados para ajudar a diminuir a pressão, alguns filmes para empreendedores também se mostram como ótimas obras para inspiração nesta jornada.

Seja você iniciante ou não no mundo dos negócios, provavelmente é consenso que o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios. Embora exista muito sucesso e um forte sentimento de realização, é natural que haja também uma série de obstáculos e sem dúvida, alguns dias acabam sendo melhores que outros.

Afinal, muitas circunstâncias não dependem somente de planejamento e organização. Isso é, empresas estão constantemente sujeitas a fatores externos, como conjuntura econômica, mudanças culturais e novas tecnologias, o que resulta diversas vezes em cenários de incerteza, e naturalmente estressantes. 

Nesse sentido, investir tempo na saúde mental é fundamental. Um índice da Gallup voltando para o bem-estar, citado em um artigo premiado, apontou que 34% dos empreendedores da amostra se dizem preocupados e 45% estressados. 

Essa percepção é preocupante, porque resultou, respectivamente, em 4 e 5 pontos percentuais a mais que pessoas que não empreendem. 

Ou seja, atentar-se ao seu bem-estar é fundamental. Neste sentido, existem algumas práticas que podem te ajudar a se sentir mais inspirado e motivado. Desde livros que auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional, até mesmo palestras com grandes líderes que compartilham lições fundamentais sobre liderança e empreendedorismo

Todas essas são opções válidas, e que irão aprimorar seu repertório, fortalecendo sua mentalidade empreendedora. Diante desta perspectiva, este artigo irá complementar o seu leque de opções, com filmes sobre empreendedorismo que retratam diferentes jornadas dentro e fora do mundo dos negócios.

Melhores filmes para empreendedores: 

Muitos empreendedores acordam todos os dias pensando no que precisam fazer para não se tornarem a próxima Kodak ou Blockbuster. Planejamento estratégico, análise de dados, customer experience, técnicas de gestão, e a lista continua. É provável que enquanto fundador, esteja sempre pensando 360º graus. 

Com diversas atribuições, é normal se sentir sobrecarregado e tendo que lidar com várias decisões ao mesmo tempo. Em outro artigo, já falamos como o esporte pode ajudar o empreendedor a desenvolver habilidades como determinação e uma mentalidade voltada para resultados. 

Contudo, existem outras maneiras que podem ser igualmente benéficas para momentos considerados difíceis, como filmes que retratam grandes narrativas de liderança, perseverança e empreendedorismo.

Neste artigo, separamos uma série de filmes com histórias e figuras inspiradoras, além de alguns insights comportamentais e também táticos com os quais é possível enquanto empreendedor, se espelhar, aprender, e porque não, se incentivar?

Afinal, uma das maiores vantagens sobre filmes de empreendedorismo, é que permitem uma visão “de fora” a respeito de uma situação que você possa viver constantemente na sua empresa. 

Fome de Poder

cena do filme the founder
(Na imagem: cena do filme “the founder”)
  • Nome original: The Founder
  • Data de lançamento: 10 de março de 2017
  • Faturamento global: $24 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: AARP Movies for Grownups Awards
  • Onde assistir: HBO Max, Apple TV 

O filme conta as origens de uma das franquias mais famosas do mundo, que começou com dois irmãos administrando uma operação de hambúrguer no sul da Califórnia dos anos 50 e acabou se transformando na primeira grande cadeia de fast food em escala mundial. Mas como?

No caso do McDonalds, podemos tirar insights valiosos principalmente sobre sociedade e administração. O alinhamento entre sócios é fundamental para os rumos de um negócio, resolvendo pendências, ajustando visão e objetivos.

Outro ponto fundamental é entender o seu diferencial. Ao compreender o que torna o seu negócio competitivo, é mais fácil desenhar uma estratégia assertiva, potencializando essa vantagem ao máximo. Até mais do que o sabor, um dos diferenciais competitivos da rede era sua operação rápida e eficiente na montagem dos hambúrgueres.

O Lobo de Wall Street

cena do filme o lobo de wall street
(Na imagem: cena do filme to lobo de wall street)
  • Nome original: The Wolf of Wall Street
  • Data de lançamento: 14 de janeiro de 2014
  • Faturamento global: $392 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: Golden Globe de melhor ator – filme musical ou comédia, Critics’ Choice Movie de melhor ator em comédia
  • Onde assistir: HBO Max, Apple TV, Amazon Prime Video

Jordan Belfort foi um famoso corretor de títulos da bolsa norte-americana durante 1990. O filme retrata o início de sua carreira e também a fundação de sua própria empresa.

Embora apresente questões éticas pertinentes a qualquer empreendedor, compartilha insights essenciais sobre liderança que podem fortalecer sua cultura organizacional, caso seu negócio já esteja consolidado, e se estiver tirando sua ideia do papel, mostra a importância de encontrar as pessoas certas desde o começo. 

Belfort mostra uma oratória articulada e ao longo de sua trajetória, munido de confiança, utiliza essa habilidade a seu favor na hora de realizar uma venda, fechar um negócio e principalmente, motivar sua equipe.

No relacionamento com os times, sabia inspirar, o que é fundamental para qualquer empreendedor, impulsionando a todos a buscarem os melhores resultados e potencializando suas habilidades. Além disso, possuía foco e determinação, ao passo que conseguia transmitir sua visão em discursos icônicos, estratégia fundamental para o crescimento. 

A Rede Social

cena do filme a rede social
(Na imagem: cena do filme a rede social)
  • Nome original: The Social Network
  • Data de lançamento: 3 de dezembro de 2010
  • Faturamento global: $224.9 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: Oscar de melhor roteiro adaptado, BAFTA de melhor direção, New York Film Critics Circle de melhor filme
  • Onde assistir: HBO Max, Star+, Amazon Prime Video, Apple TV

A trama mostra o início de uma ideia que se tornaria bilionária. Era 2003 e Mark Zuckerberg começou a desenvolver um conceito que posteriormente se transformou em uma das redes sociais mais populares do mundo: o Facebook. 

O filme possui várias lições valiosas que podem ser aplicadas ao empreendedorismo. Afinal, a empresa passou por uma série de obstáculos até se tornar um sucesso. Inclusive, a primeira ideia de rede social não funcionou. 

Contudo, quando as coisas não saem como o planejado, contar com a paixão do fundador pelo negócio é fundamental. Neste sentido, o Facebook possui um propósito claro de contribuir para um mundo mais aberto, compartilhável e conectado e isso vem da visão de Zuckerberg de conectar as pessoas através da tecnologia. 

Portanto, um dos insights é: seja o primeiro a acreditar no porquê, como apontado na teoria golden circle, desenvolvida por Simon Sinek.

Outro ponto importante é não desistir na primeira falha ou erro. Aprenda com o que deu errado e aprimore a próxima tentativa. 

E por último mas não menos importante: pense grande. O Facebook começou funcionando somente para os estudantes de Harvard mas atualmente, possui cerca de 2.94 bilhões de usuários ativos mensalmente no mundo.

Ao unir paixão, clareza do propósito, e uma proposta de valor que seja relevante para o público ideal, o caminho para empreender torna-se mais assertivo.

Whiplash: em busca da perfeição

cena do filme whiplash
(Na imagem: cena do filme whiplash – em busca da perfeição)
  • Nome original: Whiplash
  • Data de lançamento: 8 de janeiro de 2015
  • Faturamento global: $49 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: Oscar de melhor edição, BAFTA por melhor som, Oscar de melhor ator coadjuvante
  • Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video, Star+, Apple TV

Apesar de não fazer parte da temática empresarial, Whiplash traz uma lição extremamente valiosa para qualquer empreendedor: a importância do esforço e da persistência. 

O filme conta a história Andrew Neiman, que persegue o sonho de se tornar o melhor baterista de jazz. Nesse contexto, um maestro que vira uma espécie de mentor, exige dele sempre os melhores resultados, o impulsionando a atingir sua performance ideal.

Uma das maiores lições do filme indicado ao Oscar, é que a grandeza vem do esforço, da continuidade, da persistência e da repetição. Se você deseja alcançar sucesso, um dos caminhos para tal é através do aprimoramento constante, apoiado pela disciplina a resiliência.

Joy: o nome do sucesso

cena do filme joy o nome do sucesso
(Na imagem: cena do filme joy – o nome do sucesso)
  • Nome original: Joy
  • Data de lançamento: 21 de janeiro de 2016
  • Faturamento global: $101.1 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: Golden Globe de melhor atriz – musical ou comédia
  • Onde assistir: Star+

Joy, acompanha a trajetória de Joy Mangano, uma inventora nata, que foi responsável por desenvolver uma série de produtos inovadores e funcionais, entre eles, o esfregão de cerdas de algodão. 

Com uma família disfuncional e um ambiente nada favorável, o filme demonstra a importância de acreditar na sua visão, e que apesar das adversidades, desenvolver resiliência é essencial para persistir. Além disso, investir na sua paixão, transformando-a em ações práticas, é um dos fatores para o sucesso.

Do ponto de vista tático, entender as dores dos consumidores e criar um produto funcional para suas necessidades é metade do trabalho. Mesmo que seja tudo que o público sonhou, saber apresentá-lo, ou seja, vendê-lo é fundamental.

O homem que mudou o jogo

cena do filme moneyball
(Na imagem: cena do filme o homem que mudou o jogo)
  • Nome original: Moneyball
  • Data de lançamento: 17 de fevereiro de 2012
  • Faturamento global: $110.2 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: New York Film Critics Circle de melhor ator, Critics’ Choice Movie Award de melhor roteiro adaptado
  • Onde assistir: HBO Max, Apple TV

Billy Baene tinha a missão de transformar o Oaklands Atletics ou simplesmente Oaklands A’s, um time de baseball sem muitas perspectivas promissoras, em um time campeão.Apesar disso, não possuía orçamento para recrutar um elenco e lidava com uma diretoria apegada a métodos tradicionais, ou seja, não tinha muito a seu favor. 

Nesse contexto, se junta a Peter Brand, que desenvolve um plano de recrutamento baseado em estatísticas.

Em “moneyball”, aprendemos a importância de pensar fora do convencional, olhando para situações adversas e desenvolvendo soluções viáveis e inteligentes.  Além disso, entendemos a importância de recrutar as pessoas certas, que possuem habilidades de execução, o que demonstra que investir em um processo de recrutamento e seleção não é perda de tempo. 

Outro ponto fundamental é a adaptabilidade, a importância de se atualizar pode ser essencial para a sobrevivência de um negócio. Portanto, se reinventar é uma das chaves para o êxito.

Steve Jobs (2016)

cena do filme jobs
(Na imagem: cena do filme Steve Jobs)
  • Nome original: Steve Jobs
  • Data de lançamento: 14 de janeiro de 2016
  • Faturamento global: $34.4 milhões 
  • Prêmios e indicações relevantes: Golden Globe de melhor roteiro, BAFTA de melhor atriz coadjuvante
  • Onde assistir: Apple TV

Em “Steve Jobs”, filme estrelado por Michael Fassbender, Jobs é retratato de maneira íntima, durante os bastidores de três lançamentos memoráveis da Apple: Macintosh, NeXT e iPod.

O fundador de uma das empresas de tecnologia mais expressivas do mundo, era conhecido por ter uma personalidade forte e mente brilhante, mas sobretudo, pelo seu perfeccionismo. Ao acompanhar sua trajetória, é possível entender a importância de nunca se contentar com que está bom, ou seja, seu produto ou serviço sempre pode melhorar. 

Essa mentalidade é essencial para manter-se relevante, prezando pela excelência e maestria nas soluções entregues. 

À Procura da Felicidade

cena do filme a procura da felicidade
(Na imagem: cena do filme à procura da felicidade)
  • Nome original: The Pursuit of Happyness
  • Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2007
  • Faturamento global: $307.1 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: NAACP Image de melhor filme, MTV Movie and TV de melhor performance revelação
  • Onde assistir: Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Apple TV

Em à procura da felicidade, Chris Gardner deposita seus esforços em um estágio numa grande corretora, no qual não é remunerado, mas possui a chance de ser contratado ao final do programa. Ao mesmo tempo, enfrenta problemas financeiros, vivendo em situações precárias junto ao filho. 

Apesar das circunstâncias adversas, comuns para qualquer empreendedor, no filme estrelado por Will Smith conseguimos aprender a importância da persistência, de acreditar no próprio potencial e na necessidade de investir no próprio desenvolvimento.

Apesar de manter a esperança, a perseverança junto com ações práticas, principalmente voltadas a adquirir conhecimento, fizeram com que Chris Gardner se transformasse em um dos maiores investidores dos Estados Unidos, construindo uma carreira de sucesso e  criando sua própria empresa, a Gardner Rich & Co LLC.

Saiba mais: efeito dunning kruger – uma situação comum entre empreendedores

Walt antes do Mickey

cena do filme walt before disney
(Na imagem: cena do filme walt before mickey)
  • Nome original: Walt Before Mickey
  • Data de lançamento: 14 de agosto de 2015
  • Faturamento global: $484,692 (venda de DVDs)
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Acompanhando a vida de Walt Disney entre 1919 e 1928, o filme Walt antes do Mickey retrata exatamente a jornada de Walt Disney antes da criação de um dos personagens mais famosos do mundo, o Mickey Mouse.

Um dos maiores desafios do início de qualquer negócio, é acreditar no próprio potencial e o filme demonstra a importância de acreditar em suas ideias, apoiadas por habilidades criativas, cooperação entre os envolvidos e sem dúvida, obstinação

Acreditar em uma grande ideia colabora para um começo promissor, contudo, não desenvolver técnicas de execução pode ser fatal para seu negócio. O ideal é sempre alinhar sonhos com capacidade de transportá-los para a prática. 

Nos dias atuais, a Disney não só consegue agir estrategicamente, como também acrescenta camadas de encantamento em todos os seus serviços e produtos, tornando-se uma das maiores referências quando o assunto é customer experience.

Coach Carter: treino para a vida

cena do filme coach carter
(Na imagem: cena do filme coach carter – treino para a vida)
  • Nome original: Coach Carter 
  • Data de lançamento: 13 de janeiro de 2005 
  • Faturamento global: $76 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: NAACP de melhor ator
  • Onde assistir: Telecine, Apple TV, Amazon Prime Video

A história de “Coach Carter” acompanha Ken Carter, que retorna a sua antiga escola para ser o técnico de basquete. Aplicando uma liderança autocrática, acaba gerando resultados expressivos, apesar da resistência inicial. Embora o sucesso apareça na quadra, as notas dos jogadores começam a cair, o que exige medidas fora do comum.

Algumas lições do filme passam por um desafio já conhecido por muitos empreendedores: a liderança. Afinal, é possível determinar o que torna um líder referência? Existem diversos tipos de liderança, mas existem algumas práticas comuns que são abordadas no filme e que podem contribuir para essa temática.

Além da importância de ter disciplina,  para conseguir alcançar bons resultados liderando, é imprescindível  promover uma boa relação entre os liderados, exercitando a confiança, o respeito e trabalhando eventuais fraquezas, montando uma equipe de alta performance.

Estrelas além do tempo

cena do filme estrelas além do tempo
(Na imagem: cena do filme estrelas além do tempo)
  • Nome original: Hidden Figures
  • Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2016
  • Faturamento global: $236.2 milhões 
  • Prêmios e indicações relevantes: BET de melhor filme
  • Onde assistir: Disney+

O filme acompanha o dia a dia de três matemáticas negras na NASA, durante a Guerra Fria. Com um contexto cheio de obstáculos, o preconceito é uma questão central da narrativa, que acompanha a construção de um espaço que ainda estava sendo idealizado, principalmente do ponto de vista social.

Além de persistir e se capacitar, um dos maiores insights do filme é a importância de viabilizar uma rede de apoio que consiga acompanhar sua jornada empreendedora, principalmente nos momentos desafiadores.

Outro insight trazido pela produção é a importância de estar aberto a inovações, e não resistir a elas. No filme, por exemplo, uma das protagonistas, com uma percepção gerencial aguçada, entende que precisa entender sobre os novos computadores da IBM para que sua função seja reformulada.

Ou seja, se preparar para a obsolescência é se preparar para o futuro. E como empreendedor você sempre deve se perguntar: o que pode matar seu negócio amanhã? 

Contra todas as expectativas, essas mulheres, ajudaram a levar o homem à Lua, fazendo história. Qual história o seu negócio está construindo? 

A Teoria de Tudo

cena do filme a teoria de tudo
(Na imagem: cena do filme a teoria de tudo)
  • Nome original: The Theory Of Everything
  • Data de lançamento: 29 de janeiro de 2015
  • Faturamento global:  $123.7 milhões
  • Prêmios e indicações relevantes: Oscar de melhor ator (Eddie Redmayne), BAFTA de filme britânico “outsdanding”, Golden Globe de melhor roteiro original, BAFTA de melhor roteiro adaptado
  • Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video, Apple TV, Star+, Netflix

Passando por momentos fundamentais de sua trajetória e vida, o filme retrata o físico Stephen Hawking, cujo trabalho impactou campos da medicina e da ciência, abrindo novos caminhos e contribuindo para avanços sem precedentes. Além de seus estudos do tempo, acompanha o diagnóstico da doença do neurônio motor. 

Enquanto fundadores de negócios, parece que existe uma cobrança natural sobre ser o detentor de todas as respostas, contudo, isso não poderia estar mais incorreto. Como um físico, Hawking foi movido a perguntas e sede por conhecimento infinito. 

Neste sentido, é importante não se cobrar para ter todas as respostas. O ideal é fazer as perguntas certas, que levarão seu negócio para o próximo nível.

Ademais, descubra o que te motiva, desse modo, sua paixão será sempre impulsionada por novos ideias, que podem promover uma visão de mercado diferenciada, te ajudando a atuar de maneira tática. 

Considerações finais: inspiração com ação potencializa sua jornada no empreendedorismo

Elencamos uma série de narrativas nas quais é possível aprender diretamente de grandes líderes e pensadores, qualidades como persistência, perseverança e principalmente, a como executar sua visão.

Independente de suas características como empreendedor, focar em suas qualidades e melhorar eventuais pontos fracos, faz parte de uma jornada empreendedora consistente. Isso significa que é imprescindível desenvolver uma mentalidade de crescimento contínua, ou seja, feito é melhor que perfeito.

Lidar com altos e baixos, como podemos acompanhar ao longo desse artigo, é normal, e o importante é sempre focar em soluções, exercitando um pensamento inovador e resiliente, afinal, quem inova encontra um caminho cheio de desafios e conceitos contrários, que possuem um pensamento fundamentado no tradicional. 

O que foi inventado primeiro. Uma criança pergunta ao seu pai. O vaso sanitário ou o Ipad? No primeiro momento essa pergunta pode não fazer sentido algum. Mas o verdadeiro significado está nas entrelinhas.

Ao nascer no meio de uma transformação tecnológica sem precedentes, não nos damos conta de que em algum momento, a cadeira, os talheres e o vaso sanitário foram uma inovação em seus respectivos momentos históricos. 

Depois de ver os filmes para empreendedores que podem te ajudar em sua jornada, conheça o Gestão 4.0 Imersão e Mentoria para Empreendedores do G4 Educação. Você terá acesso a conhecimentos práticos com empresários e gestores com track record comprovado. 

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01