Growth

5 ferramentas de Growth indicadas por João Vitor

João Vítor

Conheça 5 ferramentas de Growth que, quando colocadas em prática, vão te auxiliar a alavancar a sua empresa – expandindo seus horizontes e aumentando os lucros. Acredite, investir nesse método é essencial para um crescimento rápido e sustentável.

O conceito de o que é Growth Hacking vai muito além de uma simples definição. Ele envolve uma mentalidade ampla que perpassa todas as áreas da empresa com o foco na sua expansão e desenvolvimento.

Por ser uma metodologia que proporciona um rápido crescimento ao negócio, buscando conquistar os clientes, engajá-los, retê-los e monetizar através deles, os investimentos em Growth tem sido cada vez maiores.

Segundo estudos trazidos pela Bain & Company, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros em 25% a 95%. Isso nos mostra por que investir nessa estratégia é algo tão promissor.

E como esse sistema de crescimento é orientado por testes e experimentos ágeis, investir em boas  ferramentas de automação, documentação, organização e construção podem ajudar a colocá-lo em prática de maneira inteligente e eficiente. Mas quais ferramentas são essas? Vejamos algumas delas.

New call-to-action

5 ferramentas de Growth Hacking

Cada empresa possui um ramo de atuação diferente e, dentro de suas particularidades, há uma conexão de elementos que envolvem o mercado, seus produtos, canais e clientes.

No entanto, a semelhança entre qualquer empresa, é que, seja ela qual for, é necessário encontrar os componentes certos para cada um desses elementos, garantindo que se conectem.

Algumas ferramentas podem auxiliar nesse processo, melhorar e desenvolver as habilidades de um Growth Hacker, englobando atividades que podem ser desenvolvidas em diversas etapas empresariais. Conheça 5 delas.

1. Zapier

Com essa ferramenta é possível automatizar fluxos de trabalho entre diferentes softwares, com maior eficiência em um menor tempo como, por exemplo, mover um anexo de e-mail para outro aplicativo ou destino. Para tanto, o Zapier possui compatibilidade com mais de 3.000 aplicativos.

A integração do Zapier com esses aplicativos é simples de ser realizada. Além disso, é possível integrar esses aplicativos a outros, para que trabalhem em conjunto. Aplicativos como o Slack, Google adWords, Facebook Leads Ads e QuickBooks, são alguns dos muitos que podem ser vinculados.

O Zapier oferece 2 pacotes de gerenciamento e automatização dos negócios: a versão Basic e a Premium. A primeira é uma versão gratuita e por isso, mais enxuta. A segunda oferece todos os recursos através de planos pagos, com preços variáveis, conforme a descrição que cada plano oferece:

(Na imagem: Planos e Serviços)
(Crédito: Zapier)

Cada um desses planos possibilita um número específico de “Zaps”, que são os recursos que o sistema disponibiliza. À medida que os planos evoluem, um maior número de Zaps pode ser utilizado.

Os Zaps precisam ser configurados, mas isso leva pouco tempo, pois eles foram projetados para serem usados por pessoas sem experiência em programação. É só arrastar e soltar. E, uma vez feita essa configuração, ela estará pronta para ser executada de maneira contínua.

Um exemplo é acionar os Zaps para que, quando um e-mail chegar com anexo na sua caixa de mensagem, este anexo ser encaminhado diretamente para o seu Dropbox. Você ainda é notificado via Slack, tudo de maneira automática.

Os Zaps também podem lidar com fluxos de trabalho mais complexos, em diferentes aplicativos e plataformas. Ele realiza todo o trabalho programado e possibilita uma economia de tempo, agilizando os processos e organizando o negócio, reduzindo ou eliminando as intervenções manuais.

2. ManyChat

O ManyChat é uma ferramenta para engajar os clientes, através da automação de conversas interativas no direct do Instagram, do Messenger no Facebook e de SMS.

O seu foco está voltado para vendas e marketing. Ele tem a função de aumentar a venda dos produtos, engajar clientes, gerar leads qualificados e entregar um suporte instantâneo através de conversas personalizadas.

Segundo dados divulgados pelo site da empresa responsável pela ferramenta (imagem reproduzida a seguir), ela é líder no seu segmento e atua em mais de 190 países, com mais de 1 milhão de empresas.

(Na imagem: ManyChat Overview)
(Crédito: ManyChats)

Ainda, de acordo com essas informações, os clientes da ManyChat tiveram suas taxas de CTR 130% maiores que outras empresas, com mais de 1 bilhão de conversas automatizadas por ano.

Sua interface também não necessita de conhecimentos de codificação para ser utilizada. É possível criar suas próprias automações ou utilizar modelos pré-prontos para isso, através do sistema de cliques: arrasta e solta.

As conversas automatizadas são capazes de capturar o número de telefone ou e-mails e entregar cupons, newsletters, promoções, confirmações de reservas e muito mais.

O próprio site da ManyChat ensina gratuitamente como usar a ferramenta que, inclusive, está disponível na versão gratuita e paga. Essa última é conhecida como versão pró e seu valor é calculado de acordo com a estimativa de contatos que se deseja envolver.

Em suma, o ManyChat é uma plataforma que transforma conversas em conversões, automatizando conversas interativas e criando chatbots personalizados.

3. Elementor

O Elementor é um construtor de páginas para WordPress. Ele é muito simples de ser usado e, através do seu sistema de arrasta e solta, é possível criar sites incríveis em pouquíssimo tempo, seja começando do zero ou utilizando templates prontos.

Essa ferramenta é uma solução “tudo em um” e permite controlar todas as etapas de criação de um site em um só lugar, de maneira personalizada, pois oferece mais de 100 widgets para criação de conteúdo. Não é necessário ser experiente em tecnologia para utilizá-la. É só escolher entre as opções disponíveis, conforme imagem:

(Na imagem: Opções de Web creation)
(Crédito: Elementor)

Com essa ferramenta, é possível construir sites, páginas de vendas, páginas promocionais e até mesmo formulários personalizados, de maneira bem intuitiva. Além disso, o Elementor permite a visualização ao vivo de cada elemento projetado, à medida que ele é anexado à página.

A versão gratuita vem com todos os recursos necessários para a criação de um site, com o editor arrasta e solta, com widgets reduzidos e menos modelos disponíveis. Caso haja o interesse em acessar funções mais avançadas, como a capacidade de adicionar formulários e CSS personalizados, faz-se necessária a migração para a versão pró.

Por fim, importante dizer que utilizar essa ferramenta é bem simples. Ela traz um tutorial que possibilita a aprendizagem básica sobre o editor em poucos minutos.

4. Hubspot

O HubSpot é um software de marketing, vendas, serviço, CMS e operações. Ele contém ferramentas que permitem fazer uma gestão praticamente completa de um negócio, indo da geração de leads até as avaliações dos clientes.

Essa ferramenta de software foi projetada para comercializar e vender com mais eficiência, alinhando as equipes, promovendo a capacitação de vendas, aumentando o ROI e otimizando as estratégias de inbound marketing.

De acordo com o site da própria HubSpot, ela funciona dentro do seguinte ciclo:

(Na imagem: Ciclo de atuação)
(Crédito: HubSpot)

Para realizar esse processo de gerar leads mais qualificados, a plataforma foi desenvolvida em nuvem, para que todos os elementos de marketing digital fossem colocados em um só lugar. Ela pode hospedar sites, blogs, posts, e-mails, dentre outras, com a facilidade de ser acessada de qualquer lugar.

O HubSpot oferece uma longa lista de ferramentas e recursos e é uma das plataformas mais robustas do mercado. Existe a versão gratuita e, à medida que a sua demanda for aumentando, é possível fazer o upgrade para as versões mais completas e pagas.

5. Notion

O Notion é uma ferramenta de Growth bastante interessante. É um software em nuvem que possibilita o gerenciamento de projetos e processos.

Ele pode ser utilizado tanto para a organização pessoal quanto empresarial, ajudando os membros de uma equipe a coordenarem prazos, objetivos e atribuições para aumentar a eficiência e a produtividade.

Sua interface permite a customização e a integração de diversas outras ferramentas e o seu aplicativo pode ser baixado no celular ou utilizado no computador, de maneira interligada e compartilhada com outros colaboradores. Ele também traz templates, caso não queira começar do zero.

Dentre os recursos oferecidos pelo Notion incluem-se notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes. O seu painel de controle fica na barra lateral e é possível escolher o que compartilhar e com quem.

(Na imagem: Getting Started with Notion)
(Crédito: Notion)

Ao iniciar a sua utilização, após o registro no site, há uma página com dicas e orientações, que traz também alguns vídeos com tutoriais sobre a utilização da ferramenta, pois dentro dela tudo funciona como blocos, podendo ser editado, arrastado e deslocado.

Em sua versão totalmente gratuita, é possível adicionar até cinco convidados. Caso esse número não seja suficiente, existe a versão Notion Personal Pro que é um upgrade pago, com mais recursos e sem limite de membros.

Crescimento progressivo e sustentável

Ao trazer essas 5 ferramentas de Growth (existem várias outras no mercado), fica evidente que para o crescimento coordenado da sua empresa é necessário adotar alguns softwares que irão facilitar e otimizar os processos.

Cada instituição precisa analisar as suas necessidades e demandas para, a partir daí, escolher aquela que mais se adapta aos seu modelo de Growth, beneficiando toda a empresa e diminuindo as lacunas para ir em direção a um crescimento consistente.

Por último, se você quer ir além dessas ferramentas de Growth e dominar o crescimento da sua empresa, aplicando ainda mais estratégias para obter resultados na prática, acesse o curso online de Growth do G4 Educação.

New call-to-action

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z