Artigos, Gestão

Curso de marketing estratégico: 9 benefícios para sua gestão


curso de marketing estratégico

Alcançar um crescimento sustentável, ganhar autoridade e conquistar liderança de mercado são desafios para qualquer gestão, no entanto, com a capacitação ideal essa missão pode se tornar mais palpável. Com o curso certo de marketing estratégico, sua gestão pode alcançar resultados expressivos, ajudando a empresa a explorar novas avenidas de crescimento.

De maneira geral, uma boa liderança é aquela que trabalha tanto para o sucesso do negócio quanto para o desenvolvimento de seus liderados – e ao longo do caminho são naturalmente recompensados ajudando a companhia a progredir consistentemente.

No livro “Good to Great”, Jim Collins apresenta uma característica em comum entre as empresas de sucesso: todas possuem líderes que fundamentalmente cumprem seu papel estratégico

De origem grega, “estratégia” significa plano/método e no mundo dos negócios o termo ocupa um lugar de destaque, ajudando empresas e gestores a conquistarem suas metas mais ambiciosas. 

Uma área que é peça-chave nesse cenário estratégico é a área de marketing, que tem como grandes objetivos gerar valor e criar conexões reais com os consumidores, atraindo e retendo clientes. 

Para qualquer gestor que deseja atuar nessa área, conhecer a fundo o marketing estratégico pode ser a oportunidade ideal para alinhar plano tático às boas práticas, realizando grandes feitos.

O que é marketing estratégico?

De acordo com o autor, consultor e professor de marketing Philip Kotler – uma das maiores referências mundiais sobre o tema – “marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e desejos de um mercado consumidor”, e diferente do que muitos pensam, vai muito além das propagandas.

Por representar o elo de relacionamento entre a empresa e o público, é preciso criar estratégias de atração e retenção que envolvem pesquisa, avaliação de resultados e táticas que melhor atendam às necessidades dos clientes, ajudando os negócios a se posicionarem com assertividade. 

Chegar a esses objetivos envolve pesquisa, avaliação de resultados e táticas que ajudem a entender melhor as necessidades dos clientes, oferecendo o suporte necessário para que a empresa se posicione de maneira estratégica com sua audiência.

Orquestrar todos esses elementos intencionalmente é o que podemos chamar de marketing estratégico. 

Essencialmente, o marketing estratégico define o plano de ação que uma empresa ou organização adota para atingir seus objetivos, alocando os seus recursos de maneira eficaz para alcançar os resultados desejados, e quando bem aplicado, resulta em um negócio que cresce de maneira sólida.

Sendo assim, para que uma empresa conquiste um espaço relevante no mercado deve focar no desenvolvimento de três pilares: marketing, growth e branding, tríade capaz de ajudar a  conhecer o público ideal, tornar a solução uma opção viável para ele e então, a partir de uma base de clientes sólida, escalar.

Benefícios de um curso de marketing estratégico para a sua gestão:

Como mencionado por Kotler e outras referências, um dos fundamentos do marketing é gerar valor para o consumidor e isso abrange essencialmente,  a forma como a marca se relaciona com o público.

A base dessa relação é a soma dos elementos percebidos pelo consumidor durante todo o processo de compra, e a gestão é responsável por garantir o alinhamento entre todas essas características – qualidade do produto, atendimento, preço, condições de negociação e pagamento, prazo de entrega etc.

Resumidamente, ele ajuda a construir toda a experiência de compra. Uma vez que essa percepção passa a ser construída, é possível se posicionar adequadamente, criando campanhas com melhor aderência e que ajudarão o negócio a crescer.

Uma gestão que entende como mapear e organizar essas demandas tende a colher resultados relevantes – que contribuem para os objetivos do negócio e ajudam a construir uma carreira sólida.

A seguir, separamos 9 benefícios que um curso de marketing estratégico pode proporcionar para sua gestão:

  1. Alcançar mais clientes e aumentar as vendas;
  2. Dar a escala que seu negócio precisa;
  3. Tornar a sua marca um diferencial competitivo no seu mercado;
  4. Implementar novos canais de aquisição;
  5. Encontrar alavancas para sua empresa crescer;
  6. Melhorar estratégicas de posicionamento e branding;
  7. Impulsionar o desenvolvimento de produto e a inovação; 
  8. Fortalecer o relacionamento com o público;
  9. Incrementar estratégias de expansão.

Abaixo, detalhamos cada um dos pontos:

#1 – Alcançar mais clientes e aumentar as vendas

Você com certeza já ouviu “quem vende para todo mundo não vende para ninguém”. Com o desenvolvimento tecnológico foi possível refinar o processo de vendas como nunca antes.

Esse desenvolvimento – junto ao marketing estratégico – ajuda a alcançar mais clientes e consequentemente aumentar as vendas de maneira simples, porém evolucionária: ao conhecer profundamente seu público ideal, compreendendo  sua jornada de compra de ponta a ponta, é possível definir as estratégias certas para gerar demanda. 

Ao invés de “empurrar” o serviço ou produto para todos, muitas vezes utilizando técnicas imprecisas, é possível atrair com uma abordagem convidativa, ofertando a solução ideal – no canal e no momento mais propício.

Isso faz com que mesmo que o consumidor não efetue a compra assim que entra em contato com a solução, é possível mapear sua jornada e utilizar essas informações para identificar um momento mais favorável, aumentando a chance de conversão.

#2 – Dar a escala que seu negócio precisa

O crescimento é repleto de novos desafios e aperfeiçoar processos é essencial para uma empresa que deseja escalar. 

Ao identificar oportunidades, atrair e reter clientes, além de criar demanda para produtos e serviços, alguns processos-chave do marketing podem ser fundamentais para que uma empresa cresça de maneira sustentável e duradoura – ocupando um papel de destaque no dimensionamento de qualquer companhia. 

Investir na atração de novos clientes é uma importante estratégia para crescer, no entanto, é preciso estar atento a retenção, caso contrário, a companhia pode estagnar, transformando-se em um grande “balde furado” – analogia que pode matar um negócio lentamente. 

Por isso, testar novas estratégias e estar atento à análise de resultados é fundamental para aperfeiçoar esses processos que são fundamentais para uma empresa que deseja dominar um setor.

#3 – Tornar a sua marca um diferencial competitivo no seu mercado

Ao entender o que outros players do mercado oferecem – através de pesquisa e análise da concorrência -, é possível criar um espaço mais claro e objetivo que você ocupa ou pode vir a ocupar no futuro.

Ao compreender as vantagens e benefícios dos concorrentes e em contrapartida o que eles deixam de fazer, é possível criar uma proposta de valor única, expandir o portfólio de produtos e comunicar diretamente o que te diferencia dos demais – criando uma percepção de valor forte.

#4 – Implementar novos canais de aquisição

Os canais de aquisição desempenham um papel importante em qualquer estratégia – são responsáveis por manter o relacionamento com atuais clientes, atingir potenciais consumidores, além de  manter o engajamento. Assim, descobrir novos canais de aquisição é um aspecto importante do marketing, principalmente para o crescimento do negócio. 

É importante distribuí-los de modo que não dependa única e exclusivamente de um único canal, se tornando “refém” de uma ou outra plataforma.

Ao compreender melhor as necessidades e estilo de vida do público, encontramos possíveis canais que podem passar a serem usados e até, prever algumas opções para o futuro. Uma vez que entendemos  a audiência e onde ela está, é possível testar e aprimorar também estratégias de retenção. 

Lembre-se que o marketing é fundamental para entender as preferências dos consumidores, e pode ser valioso na hora de ajudar a construir uma comunicação mais personalizada e que vá de encontro às expectativas dos consumidores – cada vez mais altas. 

#5 – Encontrar alavancas para sua empresa crescer

Ao oferecer um panorama acerca das necessidades, preferências e comportamentos do público, o marketing estratégico ajuda a encontrar novas alavancas de crescimento. 

Essa relação é tão natural que algumas empresas chegam a unir as áreas de marketing e desenvolvimento de produto, tamanha é a probabilidade de ambos se relacionarem e chegarem a novos serviços. 

Ao identificar novos segmentos de clientes é possível trabalhar em novas ideias e MVPs para atender determinado grupo, mantendo a proposta de valor da companhia forte, criando autoridade e ainda, diversificando a receita. 

O crescimento não deve ser responsabilidade de um único time, é uma mentalidade que inclui toda a empresa, e quando isso é compreendido, encontrar novas alavancas de crescimento se torna mais fácil e orgânico.

#6 – Melhorar estratégicas de posicionamento e branding;

Que lugar você ocupa na mente dos seus clientes ou potenciais clientes? Está melhor ou pior que o concorrente? Ocupa o lugar de líder de mercado? 

Muitos negócios tendem a deixar aspectos intangíveis de sua marca em segundo plano, mas a verdade é que a médio e longo prazo, produtos e serviços viram commodities, e o que verdadeiramente pode destacá-lo da concorrência é o seu posicionamento de marca.

Tornar-se a única opção na mente dos clientes pode ser um grande desafio, por isso, investir em estratégias de branding e posicionamento são fundamentais para ajudar a diferenciar sua marca das demais, criando uma imagem forte e positiva, comunicando seus valores e propósito com precisão. 

Ao definir um mercado, entender seu público ideal, desenvolver uma proposta única de valor, criar uma forte identidade de marca e comunicar esses elementos nos canais certos é possível construir uma percepção positiva na mente dos consumidores – um campo muitas vezes difícil de conquistar.

#7 – Impulsionar o desenvolvimento de produto e a inovação

Apesar do desenvolvimento tecnológico, muitas empresas ainda lutam para serem inovadoras.  Alta aversão a risco e falta de dados estão entre as principais razões para a baixa adesão de qualquer tipo de inovação por negócios de todos os setores, e mesmo quando implementam alguma iniciativa, ela rapidamente se perde no dia a dia.

Com um forte apelo aos dados, o marketing pode ajudar a transformar informação em conhecimento útil – chegando a novos produtos e serviços. Em 2018, por exemplo, 38% das organizações utilizavam dados do para melhorar a tomada de decisão. Já em 2020, esse número era de 50%, e em 2021, 66%,  fortalecendo a tendência que une dados e inovação. 

House of Cards é uma das séries de maior sucesso da Netflix e um exemplo didático de como novos produtos podem nascer da análise de dados.

House of Cards foi um fenômeno tão grande que no ano de seu lançamento, em 2013, 86% dos assinantes disseram ser menos propensos a cancelar a assinatura em razão dessa série, desconsiderando o enorme portfólio à disposição. 

Segundo dados da Nielsen, a última temporada, que foi ao ar em 2018, foi assistida por mais  1.5 milhões de usuários em sua semana de estréia, e o primeiro episódio teve uma audiência agregada de 2,88 milhões, uma das maiores da plataforma.

Mas o sucesso não foi uma surpresa. Ao utilizar dados, a Netflix notou uma correlação entre fãs da versão britânica de House of Cards, do ator Kevin Spacey e do diretor David Fincher.

#8 – Fortalecer o relacionamento com o público;

Como mencionado anteriormente, um dos pilares do marketing é a criação de conexões fortes. O marketing estratégico pode ajudá-lo a criar e manter uma base sólida de clientes, ajudando a construir um relacionamento duradouro e que pode render indicações valiosas. 

Ao compreender a importância de viabilizar uma boa experiência do começo ao fim, é possível ter melhores perspectivas acerca de cada ponto de contato -on ou off – que fará parte da percepção final sobre sua marca. 

Coletar e analisar dados sobre o cliente ajudará a refinar sua relação com ele, de modo que suas necessidades e preferências sejam conhecidas e atendidas. Nesse contexto, uma das maiores contribuições que o marketing tem para essa relação é a possibilidade de transformar dados em uma abordagem mais personalizada – que será mais relevante e atraente para sua base. 

E-mails, mensagens, redes sociais, ofertas. Ao personalizar toda e qualquer comunicação é possível construir um posicionamento mais assertivo com a audiência, se transformando em uma marca não somente significativa, mas também, intencional.

#9 – Incrementar estratégias de expansão;  

Para expandir a operação é preciso desenvolver um plano sólido, capaz de sustentar o crescimento encontrando as melhores oportunidades, potenciais desafios e riscos que podem ser enfrentados.

O marketing estratégico pode ser um grande aliado para ajudá-lo a identificar novas avenidas de crescimento – levando em consideração melhores opções, riscos e aspectos sociais e culturais de potenciais mercados.

Saber como definir um plano de marketing inclui entender como  se comunicar adequadamente com novos públicos, esclarecendo sua proposta de valor enquanto se torna mais competitivo e resiliente em diferentes segmentos.

Qual é o melhor curso de marketing estratégico do mercado?

Encontrar alavancas de crescimento, gerenciar o relacionamento, se posicionar adequadamente e construir uma marca forte são elementos fundamentais para atrair e reter clientes. 

g4 marketing estratégico
(Na imagem: G4 marketing estratégico)
(Créditos: G4 Educação)

Pensando no papel fundamental que o marketing estratégico pode ocupar em uma empresa, o G4 Educação criou um curso de marketing para ser o divisor de águas no mercado: o G4 Marketing Estratégico, um novo curso com as diretrizes que qualquer empresa precisa para conquistar o mercado.

Para quem é esse curso?

O curso foi pensado para quem atua ou deseja atuar nas estratégias de marketing, crescimento e construção de marca. É ideal para empreendedores e fundadores, diretores e gestores que querem desenhar uma estratégia de marketing capaz de gerar a admiração necessária para conquistar o mercado.

Quem serão os seus mentores?

Aqui no G4 Educação, você já sabe, só ensina quem faz. Por isso, todos os nossos mentores são considerados referências em suas áreas e estão à frente das principais empresas do mercado no país e no mundo. Confira quem estará com você nessa jornada:

  • Dener Lippert: fundador e CEO da V4 Company, assessoria de Growth com mais de 2000 projetos e 200 escritórios em todo o Brasil. Com mais de uma década de atuação no marketing em grandes empresas como Spotify, Melissa e Ortobom.
  • João Vítor: COO e Head de Growth do G4 Educação. Atuou como COO na Suno Research. Foi a pessoa mais jovem a receber o título de professor em Negócios e Inovação pelo MIT Bootcamps em 2016.
  • Gabriel Costa: Co-fundador da Merlin e da Growth Leaders Academy. Foi CMO da Singu e Head de Growth da Resultados Digitais, liderando o crescimento em mais de 500 vezes em 5 anos. É considerado uma das maiores autoridades de Growth Hacking do país.
  • Marcela Rezende: VP de Marketing, Branding e Comunicação da Madeira Madeira. Tem mais de 20 anos de experiência atuando na área de Marketing e Branding em empresas como L’Oréal, Maybelline, Lancôme, MAC Cosmetics, Osklen e Havaianas.
  • Vitor Peçanha: Co-fundador e CEO da Rock Content, uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo da América Latina.

Domine as bases de um mercado que só cresce

De acordo com dados do Statista, o marketing é uma indústria que cresceu consistentemente durante a última década, e que movimenta atualmente cerca de US$ 475 bilhões. Com números expressivos, é natural que crie novas oportunidades de carreira e de crescimento para os negócios que sabem como utilizar todo o seu potencial.

Enquanto uma empresa expande, é preciso continuar pensando estrategicamente nos próximos passos e para isso, toda e qualquer decisão faz a diferença.

Gerar valor e criar conexões reais podem ser considerados os grandes motores da área de marketing, e com a evolução do mercado e do comportamento do consumidor, gerar valor envolve essencialmente, entender como sua marca pode se relacionar com o cliente – sendo relevante e autêntica. 

Em um mundo cada vez mais veloz, é preciso ter agilidade e conhecimento para não ficar pelo caminho. Tendo em mente que o objetivo é gerar valor e sobreviver, deixar o crescimento da sua empresa para depois pode rapidamente deixá-lo atrás da concorrência, correndo riscos de tornar sua companhia obsoleta.

Portanto, se você deseja coordenar as estratégias de marketing, branding e growth que geram admiração e crescimento para sua empresa, conheça o G4 marketing Estratégico, e domine o caminho para o seu negócio conquistar o mercado.

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z