Gestão

Como construir uma equipe de alta performance [+ ferramenta]

Seleção brasileira de 2002, um exemplo de equipe de alta performance

Ter uma equipe de alta performance é determinante para o sucesso de qualquer empresa, e saber qual caminho trilhar rumo a este objetivo já é uma boa parte do caminho.

Como líder, é sua responsabilidade trazer o máximo de resultado e, para isso, o aspecto mais importante é conseguir profissionais qualificados e montar uma equipe de alta performance que não só caminhará junto a você, mas será fundamental na realização da sua missão.

Afinal, pessoas sempre serão a principal engrenagem de uma organização ou time de alto desempenho, e, como gestor, você tem a oportunidade de escolher as pessoas que deseja para sua equipe.

Porém, ao mesmo tempo, também se carrega a responsabilidade de selecionar pessoas que se enquadrem tanto em termos de habilidades e experiência necessárias como com o propósito e missão da empresa.

No entanto, como identificar os principais candidatos para o seu time?

“Ótimas pessoas têm grande caráter e excelentes capacidades” 

Ray Dalio
Sócio da Bridgewater Associates, maior hedge fund do mundo
Ray Dalio, fundador e sócio da Bridgewater Associates
(Na imagem: Ray Dalio, fundador e sócio da Bridgewater Associates e um dos maiores empreendedores do mundo)
(Crédito: Patrick T. Fallon / Bloomberg)

Segundo Ray Dalio, pessoas com grande caráter tendem a ser radicalmente verdadeiras e transparentes, além de serem profundamente comprometidas com a missão da organização. No quesito grandes capacidades, tais profissionais possuem as habilidades e aptidões essenciais para realizar seu trabalho de maneira excelente.

Dito isso, além de conduzirem um processo de contratação rigoroso, grandes líderes tomam seu tempo para conhecer cada integrante da equipe.

Assim, eles garantem que estarão trabalhando com profissionais que tenham total comprometimento com os objetivos da empresa e que poderão desempenhar suas funções de forma eficiente e dentro dos prazos estipulados.

Essa cautela é fundamental para evitar situações onde, por exemplo, gestores e/ou outros membros da equipe atrasam suas performances –consequentemente atrapalhando o cronograma da equipe– para compensar o trabalho de membros desempenhando abaixo do esperado.

Isso termina sendo um problema para a empresa que, além de não entregar os resultados esperados a tempo, corre o risco de perder seus melhores profissionais para outras companhias, especialmente em posições competitivas no mercado atual.

Por conta disso, é fundamental saber como avaliar os profissionais da sua empresa para garantir que sua equipe de alta performance não só esteja pronta para seguir padrões de qualidade estipulados, mas que também esteja alinhada com a cultura organizacional.

O que é uma equipe de alta performance?

Profissionais de alta performance são aqueles que atingem seus objetivos e contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento da empresa para a qual trabalham. 

Logo, uma equipe de alta performance é aquela que vai além do óbvio, que tem iniciativa e que foca em sempre melhorar seus hábitos, práticas e comportamento dentro do ambiente de trabalho para não só completar suas atividades, mas entregar o melhor resultado possível, beneficiando tanto ao setor/departamento como empresa como um todo. 

Do mesmo modo que existem diretrizes que todo profissional em posição de liderança deve seguir para poder desempenhar eficientemente uma gestão de alta performance, há atributos que servem como guia para que esses gestores possam localizar os profissionais que formarão sua equipe de alta performance.

#1: Foco no objetivo

Funcionários altamente capacitados focam sua energia e seu tempo nos objetivos –muitas dessas equipes e gestores de alto desempenho utilizam a metodologia OKR (objetivos e resultados-chave) para monitorar suas atividades e o quão distante estão de suas metas.

Aqui, o time começa cada semana e cada dia avaliando suas expectativas e aspirações profissionais e pessoais, como time e como indivíduos, e alinham seu comportamento no local de trabalho. Centrar suas ações e decisões diárias em torno dessa ideia os ajuda na preparação para análises e avaliações de desempenho.

#2: Mostram esforço consistentemente

Equipes de alto desempenho são confiáveis e seus funcionários sempre se mostram empenhados em resolver qualquer situação, seja para completar tarefas dentro e/ou fora de seus departamentos, em prol de alcançar os objetivos da empresa.

#3: Aceitam críticas construtivas

Críticas construtivas e feedback são projetadas para ajudar as pessoas a melhorar, sendos os funcionários de alta performance os mais propensos a não só oferecer essas críticas construtivas e feedback, mas também recebê-las. 

Esses profissionais concentram suas energias em lembrar os benefícios de receber feedback e levam em consideração quem está oferecendo os conselhos ou opiniões e tentam crescer a partir deles, além de evitar levá-los para o lado pessoal e se sentirem ofendidos. 

Além disso, ao receber o feedback, esses colaboradores tomam medidas e planos proativos para agir sobre as melhorias sugeridas. Finalmente, profissionais de equipes de alto desempenho percebem que o tempo que um superior leva para oferecer uma crítica construtiva é um investimento em seu próprio sucesso e, por esse motivo, sempre expressam sua gratidão pelo feedback.

#4: Possuem um forte conjunto de habilidades

Este atributo é certamente o mais óbvio e é especialmente visto dentre as principais empresas no mundo, que não só disputam pela contratação desses profissionais altamente qualificados como em sua retenção

As habilidades de uma pessoa no local de trabalho referem-se ao seu conhecimento técnico ou especialização no assunto, bem como suas habilidades interpessoais e de relacionamento –algo muito observado em profissionais de growth hacking

Membros de uma equipe de alto desempenho são altamente capazes e qualificados em ambas as áreas. Eles são fortes solucionadores de problemas, trabalham bem em equipe, além do fato de que suas habilidades e sua flexibilidade relacionadas ao setor os ajudam a ter um bom desempenho sob pressão. 

Logo, não é de se esperar que diversas empresas prefiram investir mais na contratação desse tipo de pessoas. Afinal, assim como mencionado por Reed Hastings, co-fundador e co-CEO da Netflix, no livro “A regra é não ter regras”, uma empresa com alta densidade de talentos impulsiona o desenvolvimentos dos mesmos dentro da empresa e, consequentemente, traz melhores resultados.

Reed Hastings, co-fundador e co-CEO of Netflix, um dos melhores exemplos atuais tanto de gestor como equipe de alta performance
(Na imagem: Reed Hastings, co-fundador e co-CEO da Netflix)
(Crédito: Kwaku Alston / Bloomberg / Netflix)

#5: Busca oportunidades de crescimento profissional

O líder do futuro não só deve constantemente buscar o aprendizado contínuo como também incentivar que seus colaboradores busquem oportunidades de crescimento profissional, incluindo educação continuada, treinamento baseado em habilidades, pesquisas e responsabilidades adicionais. 

Os funcionários com melhor desempenho sabem que participar de workshops, seminários, cursos acelerados e imersões pode ajudá-los a adquirir habilidades, qualificações e confiança para uma melhor performance no trabalho.

Além de ser grato pelas oportunidades de desenvolvimento profissional oferecidas por seus empregadores, esses profissionais procuram encontrar oportunidades de aprendizado em seu próprio tempo livre –isso é algo bastante presente na cultura do Google, que permite que seus engenheiros trabalho 20% do seu tempo laboral em projetos pessoais, incentivando a criatividade e a inovação

Aqui está uma lista de sete coisas que uma pessoa pode fazer para crescer e se desenvolver profissionalmente:

  • Obter um mentor;
  • Ler livros relacionados ao setor;
  • Inscrever-se em um webinário ou seminário;
  • Inscrever-se em um programa de certificação e ou imersão;
  • Pedir feedback a um colega ou gerente.

#6: É respeitoso e atua como líder

“Um líder é aquele que conhece o caminho, segue o caminho e mostra o caminho. Os líderes devem estar perto o suficiente para se relacionar com os outros, mas mantendo uma distância suficiente para também motivá-los”

John C. Maxwell
John C. Maxwell, escritor americano autor do best-seller "As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder
(Na imagem: John C. Maxwell, escritor americano autor do best-seller “As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder”)
(Crédito: World Vision / Lila Photo / John C. Maxwell)

Por mais óbvio que pareça, vale a ressaltar a importância de ser respeitoso no ambiente de trabalho. Tanto gestores como profissionais de alta performance devem possuir e manter um certo nível de cordialidade e respeito durante a jornada laboral, seja através de um simples cumprimento como ouvir ativamente quando outros lhe dirigem a palavra. 

Líderes e membros da equipe de alta performance mostram seu respeito pelos outros usando uma linguagem inclusiva e receptiva, e tentam elevar os outros de forma educada e prestativa.

No quesito liderança, um líder no local de trabalho é alguém que usa suas habilidades e experiência para orientar ou gerenciar outras pessoas. Profissionais de alto desempenho sempre agem como líderes, mesmo quando não tenham cargos oficiais de liderança. Isso significa que eles dão bons exemplos e se interessam pelo sucesso dos outros.

Dito isso, vale mencionar que este tipo de comportamento reflete muito a cultura e os valores da empresa, especialmente as que possuem uma gestão libertária, motivando a que seus funcionários possam agir dessa maneira. 

Logo, quando algum colega de trabalho pede ajuda, esses profissionais ficam felizes em auxiliar e oferecem orientações ou apoio enquanto também cumprem seus compromissos pessoais. Além disso, quando um superior estiver procurando alguém para liderar uma equipe ou gerenciar um projeto, é provável que ele se voluntarie ou o próprio já o(a) esteja considerando para o cargo de gestão.

#7: Está alinhado com a cultura e os valores da empresa

Além das qualidades técnicas e intelectuais, os profissionais que compõem uma equipe de alta performance também devem estar alinhados com o valores e a cultura da empresa, e esse alinhamento deve ser procurado desde o processo seletivo.

Assim como dito por Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans, os responsáveis pela contratação desses profissionais em sua empresa devem buscar por esse tipo de encaixe desde antes, pois ele influenciará, em grande parte, o engajamento do funcionário no dia a dia da empresa e em sua motivação para alcançar seus resultados individuais e os do time, do setor e da empresa como um todo.

Além disso, o profissional de alta performance que estiver alinhado com os valores e a cultura da empresa tem menos probabilidade de deixá-la caso, por exemplo, algum competidor lhe ofereça um salário maior que o atualmente recebido, mas cujos valores e cultura não compactuem com o seu perfil.

Ao ter um bom alinhamento cultural e de valores, tende-se a construir uma relação muito mais forte, que vai além de uma troca “meramente” financeira e se conecta com seus valores e princípios como indivíduo.

#8: Consegue encontrar o equilíbrio saudável entre vida profissional e privada

O equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal representa a maneira como uma pessoa prioriza seus objetivos e desejos profissionais com os desejos e aspirações que tem para sua vida pessoal. 

Os melhores colaboradores sabem que ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, além de garantir tempo para si mesmos, é crucial para estabelecer rotinas sustentáveis ​​e resultados de alto desempenho.

Eles são consistentes em seus esforços de trabalho, mas tiram dias de folga quando estão doentes e agendam férias para recentralizar ou redefinir.

Dicas para aprimorar o desempenho do seu time

#1: Definição de metas de desempenho pessoal

A maioria das funções de trabalho incluem metas e padrões profissionais que refletem a produtividade de uma pessoa ou o impacto no local de trabalho. Atingir esses objetivos e padrões é o primeiro passo para ser reconhecido como um profissional de alto desempenho. 

Contudo, além do OKRs que sua equipe já segue, você como gestor pode sugerir para que seus colaboradores definam algumas metas adicionais de desempenho para si mesmos.

Dito isso, motive-os a utilizar os insights obtidos durante as avaliações de desempenho durante reuniões one on one ou através de feedback dado por seus colegas e ajude-os a identificar as principais áreas de melhoria. 

Logo, certifique-se de que eles escolham uma ou duas áreas para melhorar de cada vez e responsabilize-os de escrever ações específicas que eles possam tomar para ajudá-los a alcançar esses objetivos pessoais.

Por exemplo, se perceberem que sua comunicação por e-mail poderia ser mais oportuna, uma ação específica seria designar três horários específicos no dia para verificar os e-mails e responder às mensagens.

Vale ressaltar que essas metas também valem para o gestor da equipe de alta performance.

#2: Organização do espaço de trabalho

Sejam líderes ou membros da equipe, é sempre importante que você reserve um tempo para arrumar e organizar o local físico onde você faz a maior parte do seu trabalho. Um espaço de trabalho limpo e organizado ajuda as pessoas a manter o controle de suas atribuições e a se concentrarem.

Aqui estão quatro passos para essa organização:

  • Limpeza: o primeiro passo para organizar seu escritório é se livrar de todos os itens desnecessários;
  • Priorize: pense nas tarefas e responsabilidades que você tem e avalie quais tarefas são mais importantes e quais ocupam a maior parte do seu tempo. 
  • Categorize: use códigos de cores, arquivos, caixas ou outras ferramentas organizacionais para categorizar e organizar arquivos físicos ou digitais. 
  • Planeje: use sua lista de tarefas e responsabilidades importantes para ajudá-lo a desenvolver um plano para sua rotina diária. Olhe para o seu espaço recém-organizado e decida como você pode usá-lo melhor para concluir suas tarefas em atribuições com eficiência. 

#3: Alinhamento de comportamento pessoal e profissional

É importante que seus colaboradores pensem em seus comportamentos e ações pessoais fora do trabalho e como eles ajudam ou atrapalham sua vida profissional. Fazer algumas pequenas mudanças na rotina pessoal pode ter um impacto positivo no sucesso e desempenho laboral.

Aqui está uma lista de comportamentos pessoais positivos que podem melhorar a vida profissional:

  • Definir horários adequados para acordar e que proporcionem o tempo necessário de preparação matutina;
  • Encontrar um hobby ou atividade agradável;
  • Fazer exercícios de forma consistente;
  • Manter rotinas de sono adequadas e regulares;
  • Optar por refeições mais saudáveis ​​e buscar hidratação constante;
  • Realizar conexões positivas com amigos e familiares.

#4: Aprimoramento na comunicação

Para se tornar um profissional de alto desempenho, você precisa trabalhar bem com os outros e liderar com eficiência. Praticar a escuta ativa e revisar seus e-mails antes de enviá-los pode ajudá-lo a aprender a se comunicar melhor. 

Além disso, você também pode pedir feedback formal ou informar as pessoas sobre como você se comunica. O feedback honesto de um amigo ou colega de confiança pode ajudá-lo a identificar áreas a aprimorar.

Construção de equipe de alta performance: o sustentáculo das empresas de sucesso

Em suma, criar um local de trabalho de alto desempenho exige mais do que simplesmente contratar os candidatos que possuam as habilidades técnicas requeridas e equipá-los com as ferramentas certas para a realização das tarefas designadas.

Requer que os mesmos possuam certos atributos que vão desde como lidam com seus companheiros e líderes, sua capacidade de foco no objetivo até o alinhamento com a cultura da empresa.

Incorporar práticas simples e baseadas em evidências que geram melhor comunicação, reuniões mais produtivas, e com abertura para feedback, além de possibilidade que esses funcionários passem a ter maior liberdade para tomar certas decisões e expressar sua opiniões, aumentará a probabilidade de desenvolvimento tanto de profissionais como de times de alto desempenho. 

Se você deseja construir uma equipe de alta performance, essa ferramenta abaixo o ajudará a avaliar a sua equipe e certificando-se que o time esteja alinhado com a cultura e valores e empresa, além de aderentes à função que exercem, garantindo assim o máximo potencial de desempenho.



Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z