Artigos, Conteúdos em Destaque

O que podemos aprender com Anitta, ganhadora do VMA e empresária de sucesso?


anitta posando para a us weekly

Ainda em 2013, Anitta gravou um de seus primeiros videoclipes fora do Brasil, precisamente nos Estados Unidos. Dois anos depois, focou em desenvolver uma carreira internacional, e ao que tudo indica conseguiu: ela acaba de ganhar um VMA e se apresentou em um dos principais festivais do mundo, o Coachella.

Na noite do último domingo (28/08), Anitta parece ter consolidado o status de estrela global que vem estruturando há quase 10 anos, se tornando a primeira brasileira a ganhar um VMA. Além de ser premiada por melhor clipe de música latina com seu hit viral “Envolver”, ela se apresentou – uma performance considerada pela Billboard a terceira melhor da noite.

Com mais de  6 bilhões de visualizações no YouTube e mais de 60 milhões de seguidores no Instagram, ela construiu uma marca pessoal forte e de fácil identificação, o que elevou sua atuação para além dos palcos, adentrando o mundo da publicidade: ela já trabalhou com marcas como Itaú, iFood, Adidas e C&A. 

Articulada e atenta às tendências, Anitta explica suas decisões de negócio com naturalidade e confiança, e não poderia ser diferente, afinal, com um patrimônio estimado em mais de US$100 milhões, ela vem conquistando feitos inéditos para muitos artistas brasileiros, e parece estar apenas começando.

Carreira musical: do Brasil para o mundo

A carreira começou por volta de 2010, ao assinar com a “Furacão 2000”, mas foi em 2013 que ganhou tração, com o lançamento do hit “Show das Poderosas”, que contabiliza mais de 100 milhões de visualizações no Youtube, e fez com que a cantora se tornasse reconhecida nacionalmente.

Em 2015, mesmo ano em que decidiu expandir a carreira, Anitta lançou o álbum “Bang”, e o sucesso se consolidou. 

O videoclipe de mesmo nome, abordou um estilo pop art, o que veiculou à artista a uma imagem de diva pop estrangeira, e também mais eclética. Antes dos famosos desafios do TikTok, a coreografia viralizou e a música também contou com uma versão em inglês.

anitta no clipe de bang
(Na imagem: Anitta no clipe de Bang)
(Créditos: Divulgação)

Além da estética e gênero musical, alguns movimentos estratégicos foram fundamentais para os alguns dos feitos e resultados expressivos que Anitta vem conquistando:

Parcerias essenciais

A cantora coleciona parcerias com grandes nomes. Nacionalmente, já colaborou com Pablo Vittar, Projota e Ludmila, só para citar alguns. Um dos primeiros passos rumo a carreira internacional veio com um feat entre ela e o cantor colombiano Maluma, na música “sim ou não”.

Desde então, ela colaborou com J Balvin, Major Lazer, o rapper Snoop Dogg, Becky G, Alesso e muitos outros, incluindo a cantora Madonna.

Série documental na Netflix

Embora em 2018 a cantora tenha produzido algo semelhante na plataforma de streaming Netflix (Vai Anitta), a segunda produção “Anitta – Made in Honório” é uma série documental lançada em 2020 que acompanha a vida da cantora com mais intensidade e sensibilidade – entre palco e vida pessoal.

Anitta é apresentada ao público em diferentes versões de si mesmo: explosão artística, profissional de alta performance (e que gerencia equipes de alta performance), e ao mesmo tempo, como Larissa, uma  garota simples do Rio de Janeiro que tinha o sonho de ganhar o mundo.

O lançamento de “Versions of Me”

Embora tenha traçado um caminho sólido desde 2013, foi o último álbum de Anitta, nomeado “Versions of Me”, que mudou o jogo, e sem dúvidas, faz parte de um momento histórico em sua carreira. Além de contar com as músicas “Girl From Rio”, “Faking Love” e “Boys Don’t Cry”, é nele que se encontra “Envolver”.

A música fez com que Anitta se tornasse a primeira cantora latina a alcançar o topo do Spotify Global, entrando para o Guinness World Book. Além disso, o hit viralizou no TikTok com o challenge que ficou conhecido como “El paso de Anitta”, realizado até pela Lu do Magalu, a influenciadora virtual mais seguida de 2022.

Lu do Magalu participando do trend de "envolver"
(Na imagem: Lu do Magalu participando do desafio “El paso de Anitta”)
(Créditos: Magalu)

Participação no Coachella

Próximo ao lançamento do Versions of Me, Anitta se apresentou no palco do Coachella e foi ovacionada pelo público, em Palm Springs. A cantora realmente apresentou várias versões de si mesma, com um setlist que passou por vários momentos de sua carreira. O show foi fundamental para gerar buzz, aquecendo o público para o álbum que tinha acabado de lançar. 

  • Anitta se apresentando no Coachella
  • anitta se apresentando no coachella

Estátua no Madame Tussauds de NY

Em junho deste ano, Anitta ganhou sua própria estátua no Museu Madame Tussauds na Times Square, considerado um dos melhores museus de cera do mundo. A cantora contou ter ficado na mesma posição durante aproximadamente 12 horas para que o processo fosse feito. 

  • Anitta ganha estátua de cera no Madame Tussauds de Nova York — Foto: Jamie Mccarthy/Getty Images North America/Getty Images via AFP
  • Anitta em processo para fazer estátua de cera no Madame Tussauds de Nova York
  • Anitta em processo fazer estátua de cera no Madame Tussauds de Nova York

Anitta foi eleita a pessoa mais poderosa do Brasil pela revista Forbes, e uma das 100 líderes globais pela TIME. Sua versatilidade pode ser vista como uma das maiores alavancas de crescimento, contudo, sua disciplina, determinação e foco no resultado, foram sem dúvidas, elementos vitais para suas conquistas internacionais.

Como a Anitta introduziu a gestão estratégica em sua carreira? 

Desde cedo, Anitta sabia onde queria chegar, e com um forte senso de execução, planejou cuidadosamente projetos que fossem capazes de sustentar seus objetivos.  Assim, cada faixa, parceria e aparição ao longo dos últimos anos, foram pensadas para deixá-la mais perto de seu ambicioso BHAG: levar seu gênero musical e a cultura brasileira mundo afora.

Assim, antes de conquistar o globo, Anitta conquistou o Brasil e a América Latina. Até 2019, ela era sua própria empresária, o que a fez desde cedo conviver com tomadas de decisão cruciais e estratégicas, desenvolvendo diversas habilidades de liderança e aprendendo a gerenciar seus recursos estrategicamente. Em entrevista, ela falou um pouco sobre seu gerenciamento:

“Eu sou o produto que eu vendo e estou sempre viajando, então minha empresa está no meu celular. Eu costumava ter um bate-papo em grupo para cada seção do que faço: imprensa, música, dança, estratégia, marketing.”

Anitta, cantora e empresária

Com a carreira evoluindo, o plano estratégico também se aprimorou, a nível nacional, continental e por fim, global. A seguir, separamos algumas lições de gestão estratégica que podemos aprender ao acompanhar a trajetória de Anitta:

#1 – Estude o mercado e determine por onde começar

Logo no início, Anitta percebeu que deveria dominar a língua se quisesse dominar as paradas e ser reconhecida globalmente. Contudo, ela não migrou do português diretamente para o inglês. Ao notar o mercado de pop latino se tornando cada vez mais relevante e aquecido, entendeu que o caminho mais coerente era começar pelo espanhol. 

Assim, ela ingressou primeiramente nesse mercado e, gradativamente, começou a inserir o inglês em seu repertório. Ou seja, embora o objetivo fosse se tornar global, Anitta soube respeitar o nível de maturidade da própria carreira, e o movimento do setor em que estava inserida. 

Outro ponto fundamental na estratégia foi a construção de um posicionamento mais suave e pop, começado ainda no álbum “Bang”, mas que foi consolidado nos anos seguintes. Embora tenha mantido a persona forte, a cantora investiu em uma abordagem mais sofisticada e clean.

“Ela planejou seu posicionamento, aprendeu as línguas dos públicos que queria atingir e se encaixou às culturas. Adaptou o conto para se tornar a personagem principal da narrativa”

Rodrigo Vianna,  CEO da Mappit – holding brasileira de recrutamento e seleção

#2 – Não subestime o poder do MVP 

Antes do lançamento de “Versions of Me”, Anitta lançou o álbum Kisses, em 2019. O lançamento foi considerado uma “explosão trilíngue” e foi um sucesso, rendendo à cantora indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Urbana. 

Apesar do sucesso, a cantora idealizou o álbum como uma espécie de “MVP artístico”, a chance de provar sua força no mercado global.

“Eu não tinha uma gravadora internacional. Eu não tinha gestão. Eu não tinha nada. Eu literalmente fiz aquele álbum para procurar uma equipe para mostrar às pessoas, ‘Oi, isso é o que eu sou capaz de fazer. Por favor, você pode se juntar a mim? Você pode, por favor, acreditar no meu sonho e no meu futuro?’”

Anitta, cantora e empresária

Anitta utilizou um dos conceitos mais conhecidos entre empreendedores para decidir de maneira mais assertiva. Criado por Eric Ries, empreendedor e escritor do livro “Startup Enxuta”, o MVP é responsável por agilizar decisões, além de validar ideias, antes de investir tempo, energia e muito dinheiro no projeto.

#3 – Crie parcerias estratégicas

Uma vez que o MVP se mostrou promissor, era hora de melhorá-lo. Para isso, Anitta tomou iniciativas estratégicas: a cantora contratou o empresário Brandon Silverstein, que gerencia artistas como Normani para gerenciá-la, se mudou para Miami, e começou a articular aparições em eventos como VMA e Billboard. 

Neste sentido, o ideal é: além de provar que uma ideia tem potencial, encontrar caminhos capazes de viabilizá-la é essencial. Afinal, em qualquer negócio, parcerias estratégicas podem tanto impulsionar seu crescimento como serem responsáveis por matá-lo. 

#4 – Explore outras avenidas de crescimento 

anitta posando para a fazenda do futuro
(Na imagem: Anitta posa para Fazenda do Futuro)
(Créditos: Divulgação)

Anitta cursou o ensino médio técnico, se formando em administração, e mesmo que tenha seguido uma carreira artística, ao que tudo indica, essa habilidade manteve-se viva. Com um forte perfil empreendedor, ela é especialista em marketing e estratégia de negócios, contribuindo diretamente na parte tática de grandes empresas: 

  • Nubank: em uma estratégia de media for equity, já integrou o conselho de administração do Nubank e atualmente é embaixadora da Fintech;
  • Ambev: é head de Criatividade e Inovação da Skol Beats;
  • Shein: lançou em parceria com a empresa chinesa uma coleção inspirada na estética Y2K;
  • Fazenda do Futuro: recentemente, se tornou sócia da foodtech focada em carnes plant-based.

Ela também investe em dar palestras focadas em administração, gerenciamento e estratégia de negócios, em em 2018, falou em Harvard . Recentemente, a cantora foi anunciada como professora, falando sobre “inovação, mercado de atuação, organização e planejamento.”

Embora a carreira musical seja a protagonista, Anitta explora outras avenidas de crescimento em que sua experiência pode contribuir de maneira significativa, aumentando o leque de oportunidades e atuando de maneira mais plena. 

#5 – Saiba usar as redes sociais a seu favor

As mídias sociais são utilizadas pelo público de maneira massiva, e podem ser ferramentas relevantes não só para propagar uma mensagem, mas para se relacionar intimamente com a audiência.

Anitta marca presença em redes como Instagram, TikTok e Twitter e as utilizou de maneira estratégica, principalmente para impulsionar a carreira internacional. O hit “envolver” explodiu no TikTok, o que contribuiu diretamente para a entrada da cantora no top 100 global do Spotify.

#6 – Não tenha medo de inovar e nem de executar 

Anitta surgiu em um mercado no qual a estratégia principal era lançar álbuns e DVDs completos. Ela investiu na dupla inovação e execução e resolveu fazer diferente: foi uma das primeiras artistas a lançar singles, elaborando campanhas de lançamento para comunicá-los ao público. A estratégia incomum (na época), deu certo e Anitta coleciona mais de 30 hits no Top 40. 

Focada em entregar trabalhos de excelência, ela também é conhecida por seguir sua visão criativa. “Envolver” por exemplo, foi dirigido por ela, que acreditou na ideia e foi até o final, executando como havia planejado.

Do ponto de vista empresarial, muitas empresas, sobretudo as mais tradicionais, tem uma tendência a temer a inovação, possuindo uma alta aversão a riscos. Contudo, é preciso superar os medos e se concentrar no ICP (Ideal Customer Profile).

Essa é uma maneira consistente de alcançar resultados, uma vez que a empresa deixa de fazer o que os concorrentes estão fazendo e passa a ouvir os consumidores, aumentando as chances de inovar.

De Larissa à Anitta: consistência, estratégia e capacidade de execução 

A cantora disse à revista Rolling Stone que o melhor livro que havia lido na década foi o título “Ego Is the Enemy”, escrito por Ryan Holiday, empreendedor e diretor de marketing na marca American Apparel.

Um dos principais insights da obra apresenta a ideia de que a capacidade de conseguir articular talento, potencial e senso de realização, são responsáveis por grandes conquistas, e somente com a melhora constante de habilidades, é possível sonhar e realizar. Anitta parece ter, de fato, internalizado o ensinamento.

Uma matéria do New York Times indagou: pode uma estrela pop brasileira quebrar o mercado americano? Sem dúvidas, o desafio não é fácil, mas a cantora parece estar confiante, ao passo que a própria publicação esclarece: Anitta diz sim.

Anitta recebendo o prêmio no VMA 2022
(Na imagem: Anitta recebendo o prêmio no VMA 2022)
(Créditos: Divulgação)

Para além das músicas, ela apresentou uma estratégia de negócios articulada, engajada, atual e calculada, que a possibilitou conquistar o mercado brasileiro, depois o latino e por fim, o americano, chegando a esse último, apresentando consistência e capacidade para competir.

Se assim como a Anitta, seu negócio quer desbravar novas fronteiras, crescer e evoluir, conheça o G4 Imersão e Mentoria do G4 Educação

Aprenda a implementar no seu negócio as principais estratégias, ferramentas e frameworks de gestão, vendas e growth das maiores empresas do mundo. Tudo isso em uma experiência completa e acesso a uma plataforma exclusiva.

New call-to-action

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01
Banner G4