Artigos, Conteúdos em Destaque

Aniversário G4 – A Estrutura: Direcionando o resultado através de pessoas, planejamento e processos


aniversário g4

O Aniversário do G4 foi uma oportunidade única para empreendedores de todo o país descobrirem o método que gerou mais de 100 mil empregos em 3 anos. No conteúdo da aula 03, você vai aprender os três pilares da ESTRUTURA que geram resultados: pessoas, processos e planejamento.

Na fase 02 do Aniversário do G4, falamos sobre os caminhos que estão garantindo o crescimento: a mentalidade que conduz o progresso da sua empresa. Além disso, você viu como o growth hacking é essencial para escolher as alavancas certas para se alcançar uma alta performance.

Escalar o seu negócio é a nossa principal missão. Por isso, se você quer saber como utilizar as estratégias mais modernas, aplicáveis e validadas por alguns dos maiores empreendedores do país, o Método G4 foi feito para a sua organização.

Aqui, traduzimos as melhores práticas das empresas de alto crescimento, através de um aprendizado ágil e aplicável. Já imaginou ter um time dedicado e completamente alinhado com os objetivos da sua empresa? Um time em que cada um dos membros se comporta como verdadeiro dono da sua companhia?

É exatamente isso que iremos te aqui, neste conteúdo produzido com base na aula 3 do Aniversário G4!

A estrutura que é essencial para o crescimento da sua empresa

Seja uma pequena empresa ou uma multinacional de grandes proporções, a estrutura organizacional é tão fundamental para uma quanto para a outra. Ela é, na verdade, um dos componentes mais importantes de qualquer companhia. Em linhas gerais, não apenas permite que a organização funcione sem problemas, como também ajuda a ditar a cultura, os valores e o sucesso.

À medida que os grandes negócios cresceram no século 20 e as melhores práticas corporativas começaram a se solidificar, surgiu um tipo de estrutura organizacional com a qual todos nos acostumamos ao longo de nossas carreiras – o modelo hierárquico tradicional, aquele em que o gestor constrói uma equipe em torno de si.

No entanto, assim como a sociedade, a tecnologia e a cultura evoluíram, também evoluíram as possibilidades — e os requisitos — de como se estruturar uma empresa. O trabalho se tornou muito mais fluido e interdependente, e adotar a estrutura correta não apenas reflete os valores de uma empresa, como também pode comprometê-la por inteiro.

Aqui no G4, adotamos o modelo de gestão libertária, em que o líder tem como princípio a criação e o desenvolvimento de um ambiente livre e favorável para o surgimento natural de novas lideranças.

Dito isso, nada melhor do que aprender sobre o assunto com um dos fundadores e principais mentores da nossa empresa: Tallis Gomes (fundador e CEO da Singu, maior marketplace de saúde e bem-estar do Brasil; e fundador e ex-CEO da Easy Taxi, aplicativo de ride sharing).

Os 3 P’s da estrutura: pessoas, planejamento e processos, por Tallis Gomes

Após estudarmos os mais de 30.000 alunos que já passaram pelo G4, entendemos alguns padrões que estão gerando milhares de empregos, crescendo negócios, construindo patrimônio e riqueza.

Independente de setor, tamanho de empresa ou do cenário econômico, esse é um seleto grupo de empresas que conseguem crescer muito mais do que o mercado.

São as companhias que vão construir o futuro do Brasil e você terá a chance de entrar para esse time se entender como dominar esses três pilares: pessoas planejamento e processos.

  • Sem planejamento, as pessoas não sabem como o que fazem impacta seus objetivos, então estão ocupadas, mas não focadas.
  • Sem processos eficazes, você desperdiça esforços, gera dores de cabeça e não cumpre suas promessas aos clientes.
  • Sem as pessoas certas, você termina o dia sempre apagando incêndios e preso no esforço diário de gerenciar suas equipes.

Portanto, o nosso objetivo aqui é te mostrar um framework capaz de ensinar como contratar o seu dream team para criar uma cultura forte e um time engajado que gera resultados, e como ser mais estratégico dentro da sua companhia, delegando funções e pensando mais na visão e futuro da organização.

(Na imagem: os 3 P’s da estrutura)
(Crédito: G4 Educação)

Pessoas: a base da sua estrutura

Vamos começar falando da base dessa estrutura: as pessoas. Em primeiro lugar, você sabe qual o custo de uma contratação errada para a sua empresa? Segundo um estudo realizado por Censo Bazzola, uma contratação errada pode custar 15 vezes um salário. Sem falar dos prejuízos e desgastes na gestão de pessoal, impactando negativamente o turnover da companhia.

Por isso, é importante sistematizar o seu processo de contratação, estando atento para encontrar GENTE BOA e retendo esses talentos dentro da sua organização. 

Nesse sentido, o conceito de Smart Creatives exalta que devemos contratar funcionários com base em sua mentalidade, em oposição à sua experiência. O conceito, cunhado no livro “How Google Works” de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, traz um tipo de colaborador que está constantemente tentando encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, inspirando as pessoas ao seu redor e incentivando mudanças positivas em seu ambiente de trabalho.

Na maior parte do tempo, você encontrará excelentes funcionários trabalhando para más empresas!

Então, como encontrar pessoas boas? Em linhas gerais, aquilo que chamamos de candidato triplo AAA, apresenta alguns traços marcantes, como:

(Na imagem: características de um candidato AAA)
(Crédito: G4 Educação)

Em nossos processos de seleção para identificar um AAA, conduzimos as entrevistas como se fossem um date. Usamos o início da conversa para falar dos nossos planos e objetivos. E, após “vendermos nosso peixe”, buscamos entender quais são seus hobbies (aquilo do que ele realmente gosta). Ao final, é sempre válido pedir para que dê uma opinião polêmica e ver como se comporta ao defender essa visão. Isso não se trata de um processo engessado, mas são alguns insights que costumam funcionar bem.

Se você consegue identificar Smart Creative reter esse talento deve se tornar uma das prioridades da sua organização. Como? Uma cultura bem definida é a chave. Quando se tem gestores e equipes alinhados com o seu pensamento, você confia neles para tomar decisões como você faria (e vice-versa).

Processos: a garantia de alinhamento da sua equipe

Aqui no G4, todos os nossos processos se baseiam no princípio da Gestão Libertária. Acreditamos que todos os vetores precisam estar alinhados para que o time exerça sua força para o mesmo lado. A lógica é simples:

Vetores desalinhados exercem forças contrárias. Vetores alinhados exercem força para o mesmo lado.

Mais que isso, a descentralização de poder é a melhor ferramenta para se ganhar agilidade em um negócio. A confiança deve ser sempre maior do que o controle na sua equipe. Entenda que cada ação que você toma em relação ao seu negócio é um processo.

Quando as atividades são padronizadas com funções e responsabilidades claras, os principais resultados são otimizados e tudo flui. Pense em seus processos como uma série de engrenagens interconectadas dentro de uma máquina. Cada processo existe individualmente, mas são juntos que eles conseguem girar e fazer o sistema funcionar corretamente.

Planejamento: a bússola do seu negócio

O planejamento é crucial para uma empresa se tornar bem-sucedida. Isso porque, quando se tem um plano a seguir, os líderes e os times se sentem mais preparados para encarar o futuro, criando foco, direção e objetivos comuns. 

Quando todos trabalham juntos, é mais fácil gerenciar tempo e recursos, posicionar a empresa para o crescimento. Entenda que as pessoas reforçam o processo. O processo reforça o planejamento. E o planejamento reforça as pessoas. Essa é a espiral que – se gerenciada corretamente – move o seu negócio em uma direção ascendente e lucrativa.

Para definir o seu planejamento de forma eficaz é preciso investir em métricas e metodologias adequadas. Os OKRs, por exemplo, podem te ajudar a concentrar seus esforços nos objetivos que são mais importantes.

(Na imagem: OKR – o jeito Google de construir metas)
(Crédito: G4 Educação)

Segundo Larry Page, cofundador do Google, essa metodologia de gestão ajudou a empresa a crescer dez vezes mais. Além da gigante de tecnologia, Netflix e Adobe são algumas das companhias que reforçam essa lista.

O processo de OKR ajuda a transformar boas ideias em ótimas execuções. Eles reforçam o envolvimento dos funcionários e impulsionam equipes de alto desempenho. A primeira etapa do uso de OKRs é definir seu objetivo. Metas audaciosas podem trazer resultados extraordinários. No G4 temos o nosso BHAG: gerar 1 milhão de novos empregos até 2030. Qual é o seu?

Indo além, para alavancar a entrega da sua gestão, é fundamental saber delegar e supervisionar seus times, treinar e influenciar processos com um skill única e/ou conhecimento, além de estar preparado para tomar decisões do tipo 1 e tipo 2.

(Na imagem: decisões do tipo 1 e 2)
(Crédito: G4 Educação)

Infelizmente, a maior parte dos “empresários” são, na verdade, funcionários do próprio negócio.

Se você está 24/7 no operacional, apagando incêndios, e não se dedica ao planejamento, você nunca vai conseguir parar e focar no que realmente importa: o futuro da sua empresa.

Considerações finais, por Jonathan Souza

Como visto, a estrutura dos 3 P’s é essencial para se criar uma empresa que cresce verdadeiramente sem depender de você. São justamente esses 3 pilares alinhados que constroem a cultura que a sua empresa precisa para conquistar a escalabilidade.

Nosso objetivo aqui é que você consiga criar um negócio que cresce todos os anos, muito acima do mercado, assim como todos os nossos alunos que já estão gerando centenas de milhares de empregos.

Fique tranquilo, você não precisa aplicar todos os métodos, estratégias e ferramentas que trouxemos aqui de uma vez. Basta um único insight para mudar a realidade do seu negócio.

Você precisa de clareza para saber priorizar e entender dentro de tudo o que ensinamos. Será que você já sabe o que é mais importante em cada um dos pilares para o seu negócio? Imagine se fosse possível poupar seu tempo, dirigindo ele para os 10% que realmente importam e, também, fazer o alinhamento de vetores, como sugerido pelo Tallis?

É justamente para te ajudar a conseguir alavancar a sua empresa de uma vez por todas, que abrimos a caixa preta do G4.

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
Banner G4 for Business 01