O que significa ROI?


O retorno sobre o investimento (ROI) é a medida mais ampla de lucratividade usada pelos acionistas para avaliar com que eficiência e eficácia os gerentes da empresa estão usando seu dinheiro. Os acionistas normalmente comparam o ROI que obtêm de seus investimentos com outras empresas do mesmo setor e também de outros setores. Então, eles podem decidir se devem aumentar, diminuir ou manter seu atual nível de propriedade.

Como calcular o ROI?

O ROI é calculado dividindo o lucro líquido de uma empresa (lucro após impostos) pelo total de investimentos (total de capital investido) e multiplicando o resultado por 100.

Para que serve ROI?

Os cálculos de ROI são simples e podem ajudar os investidores a decidir se aceitam ou ignoram uma oportunidade de investimento. O cálculo também pode indicar o desempenho do investimento até o momento.

Quando o ROI de um investimento é positivo ou negativo, pode ser um indicador importante para os investidores do valor do seu investimento.

Usando a fórmula do ROI, os investidores podem distinguir investimentos de baixo desempenho de investimentos de alto desempenho. Com essa abordagem, investidores e gestores de carteiras podem tentar otimizar seus investimentos.

Utilize nossa calculadora abaixo para calcular o ROI do seu negócio:

Leia mais em – ROI: O que é e Como Calcular o Retorno sobre o Investimento?

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram