O que é PDCA?

PDCA, em inglês, (Plan Do Check Act): Na década de 1950, o consultor administrativo Dr. William Edwards Deming desenvolveu um método para identificar por que alguns produtos ou processos não funcionam como esperado. Desde então, sua abordagem se tornou uma ferramenta de estratégia popular, usada por muitos tipos diferentes de organizações. Isso lhes permite formular teorias sobre o que precisa mudar e depois testá-las em um “ciclo de feedback contínuo”.

Para que serve PDCA?

Com o ciclo PDCA pode resolver problemas e implementar soluções de forma rigorosa e metódica. Vejamos cada um dos quatro estágios, por sua vez:

1) Plan
Primeiro, identifique e entenda seu problema ou oportunidade. Talvez o padrão de um produto acabado não seja alto o suficiente ou um aspecto do seu processo de marketing deva obter melhores resultados.

2) Do
Depois de identificar uma solução em potencial, teste-a com segurança com um projeto piloto de pequena escala. Isso mostrará se as alterações propostas alcançaram o resultado desejado – com o mínimo de interrupção para o restante de sua operação, caso não o façam. Por exemplo, você pode organizar um teste em um departamento, em uma área geográfica limitada ou com um determinado grupo demográfico.

3) Verifique
Em seguida, analise os resultados do seu projeto piloto em relação aos critérios definidos na Etapa 1, para avaliar se sua ideia foi um sucesso.
Se não foi, volte para a Etapa 1. Se for, avance para a Etapa 4.

4) Agir
É aqui que você implementa sua solução. Mas lembre-se que PDCA/PDSA é um loop, não um processo com começo e fim. Seu processo ou produto aprimorado se torna a nova linha de base, mas você continua procurando maneiras de torná-lo ainda melhor.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram