Significado de Networking

Seja na vida profissional ou acadêmica, provavelmente, alguém já falou para você que desenvolver seu networking é importante e pode te levar mais longe.

Apesar de a afirmação ser verdadeira, são poucos os que nos explicam o que, afinal, é networking e como desenvolvê-lo. Vamos esclarecer essas questões a seguir!

O que significa Networking?

Networking trata-se do termo em inglês que indica trabalhar uma rede de contatos.

Networking é uma ação, um movimento para manter uma rede de contatos ativa, com trocas de informações e manutenção de relacionamentos que tornem as interações interpessoais mais valiosas e significativas.

O termo networking é o verbo de network, que em inglês consiste na junção de rede (net) e trabalho (work) e se refere ao grupo de pessoas conectadas.

Quais são os tipos e exemplos de networking?

Na vida, temos diversos “network”, como nos grupos de amigos, familiares e, o possivelmente mais lembrado, o profissional.

Quando você liga para sua tia para saber como foi a cirurgia do seu tio, apesar de não ser habitual usar o termo, trata-se de networking, afinal você está em movimento para manter suas conexões ativas.

No âmbito profissional, um exemplo de networking é socializar com os colegas ao final de uma reunião ou conversar com o palestrante após uma conferência, apresentando-se e, por vezes, acionando sua rede já existente para fazer essa aproximação.

Outro exemplo é ao fazer um curso de desenvolvimento profissional como o curso de gestão 4.0 da G4 Educação. Se você está presente nas aulas, mas vai embora logo ao término e não interage com ninguém, você está se aprimorando profissionalmente com o conteúdo, mas não está fazendo networking.

Já se você aproveita essa oportunidade para conhecer as pessoas, saber quem trabalha na mesma área, pegar contatos e se conectar com eles nas redes sociais, por exemplo, você está fazendo networking e expandindo sua rede profissional.

Como fazer networking?

O networking é fundamental para desenvolver a carreira, conectar-se com possíveis clientes, ter visibilidade profissional, identificar oportunidades e outros.

A importância do networking é amplamente falada, o que gera dúvidas é: como fazê-lo? Aqui vão algumas dicas:

  1. socialize sempre que tiver a oportunidade de se conectar com outras pessoas. Se for uma pessoa mais introspectiva, saiba identificar em quais situações a interação pode ser mais valiosa para expandir sua rede profissional;
  2. faça o básico bem feito. Não adianta querer ampliar sua rede profissional, mas ser mediano nas suas tarefas atuais e antipático com as pessoas com as quais convive diariamente;
  3. atualize-se sobre a sua área profissional para ter conteúdo relevante para trocar com as outras pessoas;
  4. use canais digitais para manter contato, como o LinkedIn, mas é fundamental ter uma presença relevante nesse e nos demais canais, transmitindo profissionalismo e seriedade;
  5. busque oportunidades de expandir sua rede como por meio de cursos, palestras, workshops e outros eventos que mobilizem sua área de atuação.

Saiba que desenvolver sua rede de contatos por meio do networking é um trabalho de toda a vida e nunca cessa, por isso mesmo não precisa tentar seguir todas essas dicas de uma vez, mas busque incorporá-las aos poucos no seu dia a dia e logo verá a diferença.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram