Freemium

O que significa Freemium?

Uma combinação das palavras “grátis” e “premium”, freemium é um tipo de modelo de negócios que oferece recursos básicos de um produto ou serviço aos usuários sem nenhum custo e cobra um prêmio por recursos complementares ou avançados. Uma empresa que usa um modelo freemium fornece serviços básicos de forma complementar, geralmente em uma “avaliação gratuita” ou versão limitada para o usuário, além de oferecer serviços mais avançados ou recursos adicionais a um preço premium.

Freemium: definição, história e utilidade?

Freemium é um modelo de negócios no qual uma empresa oferece recursos básicos ou limitados aos usuários sem nenhum custo e, em seguida, cobra um prêmio por recursos complementares ou avançados.

O modelo de negócios freemium remonta à década de 1980, embora o termo tenha sido cunhado em 2006.

Os modelos Freemium são especialmente populares entre aplicativos de software e negócios baseados na Internet.

Esse tipo de modelo de negócios tem a vantagem de adquirir um grande conjunto de usuários iniciais, principalmente quando não há custo associado à experimentação de um aplicativo ou serviço.

Em última análise, para que o modelo freemium funcione, as empresas devem garantir que seus usuários premium possam acessar mais recursos atualizados, como maior armazenamento ou personalizações e atendimento ao cliente adicional.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram