Significado de Framework

O termo framework é mais recorrente no mundo da programação, entretanto, ele também pode ser direcionado ao mundo dos negócios.

O framework de negócios pode contribuir diretamente na estruturação e solidificação de um empreendimento utilizando o know how base da área. Entenda melhor a seguir.

O que significa o termo Framework?


O termo “Framework” pode ser traduzido de forma literal como “estrutura”, se tratando de gestão, o framework indica uma estrutura, um modelo de instruções que direciona sua empresa, não somente em relação aos propósitos, como em relação às ações.

Portanto, o framework consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas ou conceitos genéricos que podem ser adaptáveis a diferentes contextos.

Já considerando um framework de negócios, podemos falar em diferentes práticas que, sendo genéricas, são adaptáveis a vários contextos, como: canvas, plano de negócios, matriz SWOT, OKR, matriz Eisenhower e outras.

A matriz SWOT, por exemplo, tem a mesma estrutura sempre (forças/fraquezas/oportunidades/ameaças), mas pode ser direcionada para atender demandas específicas de diferentes empresas, segmentos e projetos.

Na programação, o framework refere-se a um trecho de código genérico que pode ser usado para completar a programação, viabilizando recursos sem a necessidade de o desenvolvedor criá-lo do zero.

Como funciona e para que serve um framework?

Um framework funciona como uma ferramenta, código, prática ou ação pré-definida e genérica que pode ser adaptada a diferentes contextos.

Por exemplo, um gestor quer estruturar um plano de negócios, mas não sabe ao certo por onde começar.

Existem frameworks de negócios disponíveis em canais especializados que apresentam a estrutura básica de um plano de negócios, como mapeamento do público-alvo, definição de persona, objetivo, orçamento e etapas de execução.

Com isso, o gestor não precisa iniciar o plano do zero, mas pode se basear em um modelo pré-estabelecido confiável e efetivo que direcione o projeto em questão.

Assim, o framework serve para poupar trabalho, uma vez que não é necessário começar cada projeto do zero e pode-se aproveitar a expertise de outros profissionais.

Quais são os tipos de framework de negócios?

Na área de negócios existem diferentes frameworks que podem ser utilizados de acordo com as necessidades e objetivos do gestor. Entre eles incluem-se:

  • Canvas
  • Kanban
  • Matriz SWOT
  • Business Plan
  • ROADMAP
  • OKR (Objective Key Results)
  • Matriz Eisenhower
  • 5W2H

A disponibilidade de diferentes frameworks demanda atenção por parte dos gestores que precisam compreender as necessidades organizacionais antes de definir a ferramenta utilizada.

Benefícios dos frameworks de negócios

Os frameworks de negócios apresentam uma série de vantagens, com destaque à padronização das ferramentas usadas nos diferentes departamentos, o que viabiliza melhor desempenho e, consequentemente, resultados e mensurabilidade.

Com um framework que considera as diversas variáveis administrativas é menos provável a incorporação de ferramentas incompletas ou que gerem informações equivocadas sobre a operação.

O ideal é que os gestores avaliem os frameworks disponíveis e selecionem aqueles mais condizentes com a realidade do empreendimento.

A união de diferentes ferramentas pode trazer benefícios aos negócios, mas é importante considerar a compatibilidade dos recursos empregados, evitando um funcionamento ineficiente.

Mas, a principal vantagem do framework de negócios é a possibilidade de personalização, garantindo que a ferramenta seja adaptada ao negócio e não o contrário.  

Portanto, o framework traz vantagens às empresas e seus gestores, mas o uso estratégico dessas ferramentas é indispensável para resultados mais consistentes.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram