Fluxo de caixa

O que é fluxo de caixa?

O termo fluxo de caixa refere-se ao valor líquido de caixa e equivalentes de caixa sendo transferidos para dentro e para fora de uma empresa. O dinheiro recebido representa entradas, enquanto o dinheiro gasto representa saídas. A capacidade de uma empresa de criar valor para os acionistas é fundamentalmente determinada por sua capacidade de gerar fluxos de caixa positivos ou, mais especificamente, de maximizar o fluxo de caixa livre (FCF) de longo prazo. FCF é o dinheiro gerado por uma empresa de suas operações comerciais normais após subtrair qualquer dinheiro gasto em despesas de capital (CapEx).

Para que serve fluxo de caixa?

Os fluxos de caixa podem ser analisados ​​usando a demonstração de fluxo de caixa , uma demonstração financeira padrão que relata as fontes de uma empresa e o uso de caixa durante um período de tempo especificado. A administração corporativa, os analistas e os investidores podem usá-lo para determinar quão bem uma empresa pode ganhar dinheiro para pagar suas dívidas e gerenciar suas despesas operacionais. A demonstração do fluxo de caixa é uma das demonstrações financeiras mais importantes emitidas por uma empresa, juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Leia mais em – Fluxo de caixa: uma empresa em crescimento não significa uma empresa em enriquecimento

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram