Significado de Custo de Capital

O que significa custo de capital?


O custo de capital é a taxa mínima de retorno que uma empresa deve obter antes de poder gerar valor. Antes que uma empresa possa se tornar lucrativa, ela deve gerar pelo menos receita suficiente para cobrir o custo de capital que usa para financiar suas operações. Isso inclui o custo da dívida e o custo do capital próprio usado para financiar o negócio.

O custo de capital de uma empresa é amplamente determinado pelo tipo de financiamento que a empresa escolhe para se apoiar – a estrutura de capital. As empresas podem contar apenas com capital próprio ou apenas com dívida ou uma combinação dos dois.

Como calcular o custo de capital?

A maneira mais comum de calcular o custo de capital é usar o custo médio ponderado de capital (WACC). Nessa abordagem, todas as fontes de financiamento são incluídas no cálculo e cada fonte recebe um peso relativo à sua proporção na estrutura de capital da empresa.

O WACC nos dá uma fórmula para calcular o custo de capital:

Custo de Capital

O custo da dívida no WACC é um taxa de juros que uma empresa paga sobre sua dívida existente. O custo próprio é um taxa de retorno de capital próprio para os acionistas da empresa.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram