Significado de Copywriting

A prática do copywriting surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, com a popularização da mídia impressa e da propaganda comercial. Os primeiros copywriters eram jornalistas ou publicitários que utilizavam seus talentos para escrever anúncios persuasivos que pudessem gerar vendas.

O que é Copywriting?


Copywriting é o ato ou arte de escrever textos publicitários ou comerciais através de técnicas de marketing persuasivo e materiais promocionais que motivam as pessoas a tomar alguma forma de ação, como fazer uma compra, clicar em um link, doar para uma causa ou agendar uma consulta, tendo como principal objetivo de gerar vendas.

Copywriting é um dos elementos essenciais de toda e qualquer forma de marketing e publicidade.

O que significa copywriting?

A palavra “copywriting” é um jargão que surge da junção das palavras “copiar” e “escrever”.

Como funciona a prática de copywriting?

O copywriting envolve a criação de textos persuasivos que são capazes de convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela a compra de um produto ou serviço, o cadastro em um site ou a inscrição em uma newsletter. Para isso, o copywriter precisa conhecer bem o público-alvo e os desejos e necessidades desse público, além de ter domínio sobre as técnicas de escrita persuasiva.

As principais técnicas de copywriting são:

  1. Aproveitar a curiosidade humana: uma das principais técnicas de copywriting é despertar a curiosidade do leitor sobre o produto ou serviço oferecido. Isso pode ser feito utilizando frases como “descubra agora os segredos para” ou “saiba como”, por exemplo.
  2. Utilizar imagens chamativas: as imagens também são extremamente importantes em um texto publicitário ou comercial, pois elas despertam a atenção do leitor e podem ser um grande aliado na hora de transmitir a mensagem desejada pelo copywriter.
  3. Criar urgência: outra técnica muito utilizada pelos copywriters é criar uma sensação de urgência no leitor, para que ele sinta que precisa agir rapidamente e tomar a decisão de comprar o produto ou serviço oferecido. Isso pode ser feito utilizando frases como “aproveite agora”, “oferta por tempo limitado” e “só hoje”, por exemplo.
  4. Escrever de forma clara e concisa: na hora de escrever um texto publicitário ou comercial, é importante utilizar uma linguagem clara, bem estruturado e concisa, pois assim será mais fácil passar a mensagem desejada pelo cliente e convencer o leitor a tomar a ação desejada.
  5. Utilizar recursos de SEO: os recursos de SEO (Search Engine Optimization) são extremamente importantes para quem deseja que seus textos sejam lidos por um grande número de pessoas. Utilizando as palavras-chave certas e inserindo links para outros conteúdos relevantes, por exemplo, é possível ranquear melhor seu texto nas buscas realizadas pelos usuários nas principais ferramentas de busca (como Google e Bing).
  6. Aproveitar o poder da primeira impressão: o primeiro parágrafo de um texto é crucial para captar a atenção do leitor. Deve ser impactante e refletir o tema do texto de forma clara e concisa.
  7. Usar títulos chamativos: um bom título é essencial para convencer o leitor a ler o restante do texto. Deve ser criativo e refletir o conteúdo do texto de forma concisa.
  8. Usar exemplos e analogias: exemplos e analogias são ótimas ferramentas para explicar conceitos complexos de forma simples e intuitiva.

Principais exemplos de uso do copywriting:

  1. Anúncios: os anúncios são um dos principais exemplos de uso do copywriting, pois eles precisam ser persuasivos para convencer as pessoas a comprar determinado produto ou serviço.
  2. Landing pages: as landing pages também utilizam os recursos do copywriting para convencer os usuários a tomar determinada ação, seja ela o preenchimento de um formulário, o download de um arquivo ou a compra de um produto.
  3. E-mails marketing: os e-mails marketing são outro excelente exemplo de uso do copywriting, pois precisam ser bem escritos para despertar o interesse do receptores e fazer com que essas pessoas tomem determinada ação, como clicar em um link ou comprar um produto.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram