Significado de Breakeven

Breakeven é o ponto em que os custos de produção são iguais aos de receitas. Em outras palavras, é o ponto em que a empresa está fazendo exatamente o suficiente para cobrir seus custos variáveis ​​e fixos. A empresa não está lucrando, mas também não está perdendo.

O que significa Breakeven?


Termo em inglês breakeven significa ‘ponto de equilíbrio’. É quando os custos da empresa se equiparam às suas receitas.

Como calcular o breakeven do seu negócio?


Geralmente, para calcular o breakeven nos negócios, os custos fixos da empresa são divididos pela margem de lucro bruto. O resultado é o valor em reais de quanto uma empresa precisa para atingir o ponto de equilíbrio.

Para alcançar o breakeven, uma empresa deve vender seus produtos por um preço que cubra todos os custos envolvidos na produção e distribuição do produto ou serviço. Esses custos podem incluir materiais, mão-de-obra, embalagem, transporte e impostos.

Além dos custos variáveis, existem também os custos fixos da empresa. Os custos fixos não mudam com a quantidade produzida e vendida pelo negócio. Aluguel, despesas gerais e salários são exemplos de custos fixos.

Porque é importante calcular o Breakeven?

Calcular o ponto de equilíbrio é importante pois ajuda a determinar quanto a empresa precisa vender para cobrir seus custos e começar a lucrar. Além disso, o cálculo do ponto de equilíbrio pode ser usado para analisar diferentes cenários de preço e volume para ver como isso afetaria os lucros da empresa.

É importante lembrar que o ponto de equilíbrio é apenas um indicador e não um objetivo a ser alcançado. Isto porque as empresas possuem objetivos mais amplos do que simplesmente cobrir seus custos variáveis ​​e fixos, como por exemplos seu bhag.

As empresas podem ter como objetivo maximizar seus lucros, gerar caixa suficiente para reinvestir no negócio ou atingir uma certa participação no mercado (market share).

Como calcular o Breakeven?

Existem duas maneiras principais de calcular o breakeven: análise gráfica e análise matemática.

A análise gráfica do ponto de equilíbrio envolve calcular os custos variáveis ​​e fixos da empresa e comparar com os produtos/serviços vendidas para encontrar onde os dois se cruzam.
A análise matemática do ponto de equilíbrio envolve usar uma fórmula para chegar a um número específico de unidades vendidas para atingir o equilíbrio entre os custos e as receitas.

A fórmula é:

Ponto de equilíbrio = Custos Fixos ÷ (Preço por Unidade – Custo Variável por Unidade)

onde:
Ponto de Equilíbrio = O número de unidades que a empresa precisa vender para atingir o equilíbrio entre os custos e as receitas.
Custo Fixo = Os gastos da empresa que não variam com a quantidade produzida e vendida, como aluguel, instalações, equipamentos, etc.

Confira outros termos importantes para o seu negócio com nosso glossário.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram