O primeiro dia da conferência anual de tecnologia e inovação do G4 Educação, o G4 Frontier, foi marcado por lançamentos exclusivos e pelo destrinchamento do planejamento estratégico da empresa para 2027.
Diversos nomes do empreendedorismo brasileiro marcaram presença no evento, como Gustavo Pagotto e Felipe Hatab, além dos fundadores do G4: Alfredo Soares, Bruno Nardon e Tallis Gomes.
O G4 Educação, como estava previsto, lançou sua inteligência artificial chamada Genesis, que promete ser o principal parceiro do empreendedor e auxiliá-lo no dia-a-dia.
Além disso, o G4 também lançou o novo programa G4 Sprints, com foco em marketing e vendas, que ajudará em sprints com a jornada do empresário brasileiro.
O evento ainda marcou o posicionamento do G4 Educação como edtech, empresa de educação que usa a tecnologia como diferencial competitivo com relação às empresas tradicionais do setor.
Baixe agora: Kit do Gestor
Apresentada por João Vitor, CIO do G4 Educação, o Genesis 4.0 é o novo mentor virtual do G4.
Com a promessa de ser uma IA que consegue absorver dados históricos sobre informações do cliente, da empresa do cliente, dos materiais que o cliente já consumiu e dar respostas personalizadas com base nisso, o Genesis será integrado aos programas do G4.
Quem acompanhou o G4 Frontier pôde ter um gostinho de como ele funciona, houve um acesso liberado para o chat com a IA. João Vitor também demonstrou a fase alpha do Genesis que responde por voz.
A ideia é que, em breve, o empreendedor possa fazer uma ligação com o Genesis e conversar sobre os desafios enfrentados em sua empresa.
O ponto chave da palestra de João foi diferenciar a IA do Genesis de um Chat GPT 4, por exemplo.
Além do Genesis falar a língua do empreendedor, o fato dele absorver dados e, no momento da interação, saber exatamente com quem está falando e qual setor de mercado a empresa atua, faz com que a experiência seja exclusiva e personalizada.
A IA do G4 Educação também vai ajudar o cliente a entender qual produto do G4 é adequado para cada dor e cada momento que vive o empreendedor.
“O Genesis sempre esteve aqui. Sempre esteve entre nós, aprendendo e se preparando para esse momento”
João Vitor, durante a apresentação da IA Genesis 4.0
João ainda anunciou o novo aplicativo do G4 Educação, já disponível para download na Apple Store e na Play Store, que conta com um novo sistema de pontuações e indicações pensado para atender os clientes do G4.
Na sequência do dia, Tallis Gomes, CEO do G4 Educação, deu uma palestra sobre como funciona o G4 e que ser um case de sucesso não só é imprescindível para a empresa, como também é sua obrigação.
“Estamos aqui para ensinar gestão pra vocês, se eu não gerir bem a minha própria empresa, eu sou uma fraude”
Tallis Gomes, durante discurso no G4 Frontier
Em sua palestra, Tallis reforçou a importância de ser intelectual, estudar e estar pronto para matar o próprio negócio, antes que um concorrente o faça.
O CEO do G4 Educação citou Aristóteles, Heráclito, Alexandre, o Grande, Jesus Cristo e outros grandes role models que um gestor deve ler, consumir e entender para se cercar de boas ideias.
Tallis Gomes ainda citou cases de sucesso, de fracasso e o que podemos aprender com eles.
Como a Kodak faliu por ter executivos pensando no curto prazo e não fundadores pensando no longo prazo. Como o fundador deve tomar para si as decisões do negócio, pois é ele quem sofrerá as consequências dessas decisões.
Tallis citou como Jeff Bezos tomou para si a decisão de oferecer frete grátis, ainda que gerasse prejuízo de anos até que isso virasse um lucro, construindo um império na Amazon.
Ainda trouxe como novas empresas exploraram bem as dores do mercado incluindo tecnologia e inovação em seus negócios, como AirBnb, Spotify e Netflix.
Ao final da apresentação, apresentou o plano de R$ 1 bilhão de faturamento para o ano de 2027, desenvolvido em conjunto com a Kaiser Associates.
Na sequência de Tallis, Antônio Napole, sócio da Kaiser Associates, subiu ao palco do Frontier explicou um pouco de como funciona a sua empresa e do plano para o G4.
A ideia do faturamento vem de uma pesquisa que o G4 fez e entendeu o tamanho do mercado que pode alcançar mediante algumas medidas de negócio a serem cumpridas para o próximo triênio.
Alfredo Soares abriu a tarde do evento com uma palestra sobre branding e como fazer os clientes virarem fãs da sua marca, numa apresentação que destrinchou o inbound marketing, em um tom bem humorado e chamando a atenção da plateia.
O co-fundador do G4 Educação se conectou com o público de forma interativa, pontuando frustrações que ocorrem no dia-a-dia do empreendedor e citando cases de sucesso em construção de marca e posicionamento, como a Disney.
O discurso de Alfredo ainda reforçou como uma marca cria um posicionamento, usando como exemplo o próprio G4 Educação e o que são associações in e out.
Nesse momento, Alfredo Soares reforçou que o G4 não é apenas uma empresa de educação e que um dos motivos que levaram a marca a construir o Frontier é se aproximar de um posicionamento de inovação e tecnologia, assim como a Apple.
Dessa forma, o G4 Educação oficialmente se posiciona como uma edtech, empresa de educação com diferencial competitivo de usar a tecnologia como força motriz de suas operações, associando a sua marca com a inovação.
O novo posicionamento do G4 levou a empresa a criar um novo produto, que foi apresentado na sequência, o G4 Sprints.
Ao final do primeiro dia do Frontier, o G4 Educação lançou o G4 Sprints, o novo produto do G4, também já disponível para compra. O grande diferencial do programa é o fato de ele ser feito em sprints, com sua primeira versão sendo focada em Marketing e Vendas.
“Mais do que revisar mapas conceituais, é aprofundar nas dores e aterrissar os olhares para as particularidades do seu negócio, criar um diagnóstico e co-construir um plano, em um curto período de tempo, em busca de um crescimento acelerado”.
Tallis Gomes, CEO do G4 Educação sobre o novo G4 Sprints.
Cada sprint aborda um tema específico essencial para o crescimento da empresa.
Utilizando metodologia proprietária, baseada em anos de experiência de melhores práticas, os sprints presenciais - que duram de 4 a 5 dias consecutivos - são programas intensivos que permitem um foco total para a criação de um plano de ação detalhado para a empresa.
Os mentores do Sprint são pessoas especialistas em implementação de Marketing, Branding e Vendas - especialmente em inside sales.
Inicialmente, quatro gestores serão os responsáveis pela estréia deste programa, sendo eles:
Fundador e CEO da 4Equity - Media Ventures, o primeiro Venture Capital especializado em investimentos de marketing e no modelo de “mídia for equity”.
Foi CMO da fintech STONE Co. e sócio da Anheuser-Busch InBev. Tornou-se Diretor de Marketing de marcas globais no Brasil, além de ter sido nomeado Forbes Under 30.
CCO de Branding e Criação da Cimed. Responsável pela transformação da marca, criação do “estilo de vida amarelo” e pelas frentes de inovação e tecnologia do CimedX.
Erich também tem a BSPOK, uma boutique de design focada na customização de helicópteros, jatos executivos e carros.
CEO da Exact Sales, o maior software de sales engagement da América Latina.
Também é co-fundador do Astella Expert Network e vice-presidente da Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina (ADVB-SC).
Tem mais de 15 anos de experiência como executivo em empresas como TOTVS, LinkedIn e Creditas, escalando máquinas de vendas e construindo equipes de alta performance em toda América Latina.
Especialista em lançamento de novos produtos/serviços, gestão de operações complexas e transformação digital de times comerciais. Também é investidor anjo e conselheiro em diversas startups.
A metodologia de aprender fazendo é um gatilho didático utilizado pelo G4 Sprints para maior assimilação do aluno e melhor compreensão dos problemas de uma empresa por parte do mentor.
Dentro desse sistema, existem algumas fases, por exemplo:
O cliente passa por um diagnóstico com preenchimento de formulários com informações sobre a empresa.
Isso garante uma solução personalizada para a dor da empresa, economizando tempo.
Começa o sprint!
Cada dia é uma fase do plano, com o primeiro dia sendo para a criação do posicionamento e da proposta do valor, seguido pelo segundo dia com o planejamento e estratégia de aquisição da demanda.
No terceiro dia, o foco fica nas diretrizes operacionais do plano, visando a otimização do processo de vendas, para no último e quarto dia serem elaboradas métricas e o plano de implementação.
A última etapa é a etapa de pós-aulas. Com o plano traçado, haverá um processo de acompanhamento do plano e de implementação de ferramenta
Há um comprometimento do G4 com sessões online para tirar dúvidas e fazer ajustes no plano conforme ele for implementado na empresa.
Dessa forma, é possível garantir auxílio em todas as fases, sobretudo a de acompanhamento, a fim de garantir que a teoria se torne, de fato, um prático case de sucesso.
As duas primeiras turmas do G4 Sprints já tem data para acontecer:
Para garantir o G4 Sprints de Marketing e Vendas, você ainda passará por uma fase para entender se esse é o produto ideal para o seu momento de negócio.
Se a equipe de pré-vendas entender que sim, aí começa o processo da fase de avaliação até o refinamento. Se não, outro produto do G4 será indicado de acordo com a necessidade avaliada pelos especialistas de negócio do G4 Educação.