A Black Friday sempre é muito esperada por lojistas que querem aproveitar a data para alavancar suas vendas, e consumidores, que pretendem aproveitar os descontos para diferentes tipos de aquisições.
Com tantas expectativas em torno da Black Friday, a data da última Black Friday ainda coincidiu com outro evento importante no calendário, a Copa do Mundo de futebol do Catar de 2022.
Considerado um expert em growth hacking, avaliando negócios de ponta a ponta para definir em quais alavancas de crescimento agir, Bruno Nardon também é investidor em mais de 70 startups através do fundo de venture capital Norte, do qual é sócio.
Atualmente, Nardon tem como propósito apoiar os gestores em suas jornadas para que, através da educação, suas empresas transformem a realidade econômica, social e cultural do país, visão estabelecida junto aos seus sócios Tallis Gomes e Alfredo Soares, fundando a empresa de educação, G4 Educação.
A proposta de Black Friday enquanto alavanca comercial com promoções e descontos surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1980 e 1990. A ideia era movimentar as vendas após um dos feriados mais importantes, o Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças.
O Dia de Ação de Graças é celebrado especialmente nos EUA, Canadá e ilhas caribenhas e acontece na última sempre na última quinta-feira do mês de novembro, ou seja, no dia anterior à Black Friday.
No Brasil, a Black Friday chegou apenas em 2010, sendo mais restrita ao varejo online, mas a adesão foi baixa entre lojistas e consumidores. Nos anos seguintes, entretanto, houve um aumento progressivo e, atualmente, a Black Friday é uma das principais datas de vendas para o comércio no Brasil.
Dado esse cenário, cheio de expectativas e possibilidades, é importante que lojistas e consumidores saibam como se preparar para a Black Friday 2023. Confira nossas dicas!
Os lojistas que estão considerando antecipar as ofertas devem saber que 74% dos consumidores antecipariam as compras se houvesse uma promoção melhor do que a que esperam ter na Black Friday, segundo o Google.
Outro dado importante é que, segundo a pesquisa do Reclame Aqui, 74,4% dos entrevistados consideram o preço o principal determinante para fechar a compra.
Como ficou conhecida inicialmente no Brasil como “Black Fraude” devido aos descontos fajutas, muitos consumidores começam a acompanhar os preços meses antes da data. Essa visão negativa, entretanto, está diminuindo, e na pesquisa Globo, 80% dos consumidores afirmaram que ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com as compras realizadas na edição de 2021.
Ainda assim, alguns pontos de atenção dos comerciantes que querem resultados com a Black Friday 2023 incluem:
Para os consumidores também é importante se preparar para conseguir aproveitar melhor os descontos da data. Algumas recomendações incluem:
Com a importância da data, fica mais comum que as promoções se estendam a diferentes segmentos, por isso, monitore a Black Friday de cursos ou serviços que você já tenha interesse e pode fechar com bons descontos.
Qual a origem da Black Friday?
A origem da Black Friday não é de todo conhecida, mas para alguns pesquisadores, o termo surgiu no final do século 19 quando duas instituições financeiras poderosas à época faliram em uma sexta-feira.
Com isso, teria surgido o termo Black Friday, ou Sexta-Feira Negra, mas ainda sem a conotação que entendemos hoje.
Quando será a Black Friday em 2023?
A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro. Mas, como já tem se tornado tradição no país, alguns lojistas antecipam as ofertas, com promoções nos dias e semanas que antecedem à data oficial do evento, o chamado Esquenta Black Friday.
Para alguns lojistas, em todo o mês de novembro se tem movimentações nesse sentido, enquanto outros preferem reservar as ofertas apenas para o dia 24 de novembro.